Chick Corea faz show histórico em Olinda

Um dos mais importantes pianistas do mundo trouxe a banda The Vigil e empolgou o público

por Felipe Mendes sex, 05/09/2014 - 02:18

Milhares de aficcionados se reuniram na Praça do Carmo, no Sítio Histórico de Olinda, para a apresentação do pianista Chick Corea, um dos maiores nomes do jazz mundial. Às 22h40, Corea subiu ao palco acompanhado da sua banda, a The Vigil, para abrir a programação de shows do palco principal do Mimo, que segue até o próximo domingo (7) com atividades gratuitas.

Antes mesmo de tocar a primeira nota, o pianista cumprimentou o púlico e pediu: "Façam barulho!" Corea apresentou logo sua banda e aproveitou para reclamar dos flashes de quem tirava fotos com seus celulares e máquinas fotográficas. Em um apresentação recheada de improvisos, o público foi muito ativo, se manifestando a cada solo de um dos músicos. Corea alternava o piano acústico e o elétrico e, muito à vontade, tocou até percussão.

Um ponto alto do show foi quando o pianista anunciou ter preparado uma música especialmente para o Brasil. Corea explica que seu nome verdadeiro é igual ao do compositor da canção. "Meu nome é Armando Antonio, não Chick", disse, avisando que iria tocar Desafinado, de Antonio Carlos (Tom) Jobim. "Queremos mostrar nossa interpretação para Desafinado", falou ao público.

Corea valoriza sua banda, dá espaço a seus músicos e pediu palmas para eles várias vezes durante a apresentação. O virtuosismo de cada um se completa em um espetáculo de boa música.

Ao final, o pùblico pediu em coro Spain, a mais famosa das composições de Corea. E a banda voltou para tocá-la, para a alegria dos ouvintes, que fizeram bastante barulho quando ouviram os primeiros acordes da música. Spain teve ainda um dueto de Chick com o público, que replicava suas melodias cantando as notas do mestre do piano. A apoteose do show foi o público cantando a melodia de Spain em coro, e a banda repetindo o tema para ouvi-lo cantar.

Um show histórico, em um sítio histórico, que certamente vai marcar muitos dos que foram ao Carmo conferir a apresentação de um ícone da música mundial. O músico Edu Montenegro, que veio de João Pessoa, na Paraíba, só para assitir ao show, comemorava ao final com os amigos: tinha conseguido um autógrafo no songbook com as partituras de um dos projetos mais famosos de Chick Corea, a Elektric Band. "Vieram três vans de João Pessoa para este show", conta, mostrando orgulhoso a assinatura.

COMENTÁRIOS dos leitores