Cais do Sertão celebra a importância do juazeiro

Exposição 'Ziziphus Joazeiro' faz parte do mês do Conhecimento e Sustentabilidade do museu

por Carlos Silvio seg, 15/09/2014 - 21:05
Juana Acioli/LeiaJáImagens/Arquivo Exposição 'Ziziphus Joazeiro' celebra o juazeiro e distribui mudas Juana Acioli/LeiaJáImagens/Arquivo

Joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-espinho, ziziphus ou juazeiro. Essa árvore de muitos nomes é o destaque da exposição Ziziphus Joazeiro, que acontece de hoje a 15 de outubro na área de exposição temporária do Cais do Sertão.

Na exposição são evidenciadas mudas, sementes e folhas, peças que ajudam a contar a importância de cada parte da árvore, que oferece um dos frutos mais consumidos pelos sertanejos na época da estiagem. 

150 mudas da planta farão parte da exposição diretamente de Juazeiro do Norte (Ceará), que serão doadas ao público com o passar do tempo. “A ideia é passar essas mudas para instituições e pessoas que realmente tenham a intenção de cultivar e preservar um juazeiro autêntico do sertão nordestino”, explica Maria Rosa, coordenadora de programação do Cais.

A mostra é uma parceria entre o Jardim Botânico, a Agro Indústria do Vale do São Francisco (Agrovale), a Prefeitura do Recife e o Cais do Sertão. A imagem do Juazeiro como símbolo do sertão foi decisiva na criação da exposição.

Setembro é o mês do Conhecimento e Sustentabilidade do Cais do Sertão, graças a isso toda a programação do Museu está voltada para a conscientização ambiental. Um dos destaques é o evento Poetas Cantam a Natureza, entre os dias 20 e 27 de setembro, com apresentações de poetas como Luiz Homero e Jessier Quirino. 

Outra ação que acontece dentro do museu é o Peixamento do Rio São Francisco, ocasião em que técnicos e engenheiros de pesca estarão no Cais do Sertão promovento o povoamento de peixes no rio do espaço. 

Serviço

Exposição Ziziphus Joazeiro

16 de setembro a 15 de outubro

Museu Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife)

R$ 8 (inteira) | R$ 4 (meia)

(81) 3089 2974

Horário

Terça: das 9h às 21h

Quarta a sexta: das 9h às 17h

Sábado: das 13h às 19h

Domingo: das 11h às 19h

 

COMENTÁRIOS dos leitores