Literatura de cordel é mapeada em livro
A publicação tem curadoria de uma brasileira e um português
Os pesquisadores e colecionadores Maria Alice Amorim e Arnaldo Saraiva, fizeram um minucioso levantamento sobre uma das mais impactantes manifestações da cultura nordestina, o cordel. O resultado da pesquisa foi uma grande exposição e, agora, um livro-catálogo, Teia de Cordéis. O lançamento acontece nesta quarta (24), no Gabinete Português de Leitura, às 19h.
A publicação traz textos dos dois curadores, ela, brasileira, ele português, e reproduções de mais de 500 folhetos. A iniciativa traz ao conhecimento do público um mapeamento histórico da manifestação que figura entre as expressões máximas da nossa tradição e está relacionada a poéticas tradicionais da cultura lusitana. Esse estilo literário apresenta registros em território lusitano desde os primeiros anos de 1600.
Durante o lançamento, uma exposição com parte do material que deu origem ao livro-catálogo permite que os visitantes conheçam um pouco mais sobre as narrativas de origem portuguesa medieval que ajudaram a construir o rico patrimônio cultural brasileiro.
Serviço
Lançamento do Livro Teia de Cordéis
Quarta-feira (24) | 19h
Gabinete Português de Leitura (Rua do Imperador Dom Pedro II, 290, Santo Antônio)
Gratuito