Tempero masculino é tendência em programas de TV

Homens estão cada vez mais presentes na apresentação de programas culinários

por Eduarda Esteves sab, 25/10/2014 - 12:37

A expressão “Cozinha é lugar de mulher” é bastante conhecida desde os primórdios, em que as mulheres eram responsáveis por preparar os alimentos que os homens caçavam. Atualmente, essa expressão possui uma conotação machista e de exclusão de ambos os gêneros.

É cada vez mais comum ver homens preparando receitas e se dedicando a prestar serviços no cômodo mais saboroso da casa. Já as mulheres têm se desprendido bastante desse estigma de serem apenas cozinheiras.

Na televisão não é diferente, pode-se notar nos últimos cinco anos uma crescente aparição do público masculino apresentando programas de culinária. Em diversos canais da TV fechada (paga) é possível listar uma gama de atrações gastronômicas com um toque de masculinidade. De acordo com um levantamento da Universidade de Michigan, os homens desta geração passam muito mais tempo na cozinha do que as mulheres, e a televisão tem refletido bastante essa mudança. 

Tempero de Família

Um dos programas de mais sucesso da atualidade é o Tempero de família, exibido pelo canal GNT e apresentado pelo ator e modelo Rodrigo Hilbert. O programa busca desmistificar a ideia de que para cozinhar precisamos de ingredientes difíceis e utensílios que não sabemos para que servem. Com sutileza, Hilbert prepara pratos tidos por ele como simples de fazer. Receitas como empadão de frango, bolo de cenoura com calda de chocolate e bobó de camarão fizeram sucesso entre o público. 

Muitos programas de culinária não têm o objetivo de incentivar os espectadores a cozinhar. O Tempero de família tem um viés totalmente diferente.

O público é fiel e faz questão de dizer que fez a receita mostrada pelo programa. Yvonete comenta que não existe idade para cozinhar. “Rodrigo todo e qualquer elogio é pouco para você; alem da SKY consegui pegar todos as suas receitas pela internet os meus 77 anos não me seguram, garoto você é demais um beijão a toda sua família linda da vovo net”, postou na página oficial do programa no Facebook. 

 

 

Cake Boss

Buddy Valastro, famoso por apresentar o programa Cake Boss, exibido pelo canal TLC, é um dos cozinheiros mais famosos no mundo. O programa mostra a rotina da Carlo's Bakery no preparo de cupcakes, bolos e tortas.

Buddy também já comandou o Kitchen Boss, em que ensina a fazer seus pratos preferidos. Mas a atração parou de ser produzida. Até porque ele não se considera um chef. 



O confeiteiro esteve recentemente no Brasil
, e explicou a criação do novo programa. Bakery Boss é uma nova série, em que ele vai ajudar confeitarias em crise a se reerguer. Nesse programa, ele é três em um: psicólogo, decorador e confeiteiro. A série estreou agosto com seis episódios no canal TLC.

Homens Gourmet

Além de apresentações individuais, a televisão tem investido também em grupos de amigos que se reúnem para cozinhar. É caso do programa exibido pelo canal Bem Simples, Homens Gourmet.

O cenário da atração é tipicamente masculino e a apresentação é feito por quatro chefs: Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel, Guga Rocha e João Alcântara. Eles conversam, trocam experiências e, é claro, preparam receitas de pratos internacionais e nacionais.

O programa busca incentivar os seus espectadores e esclarece que nunca é tarde para começar a se aventurar na cozinha. A atração vai ao ar todas segundas-feiras, às 22h.

Hell's Kitchen

O programa Hell's Kitchen é um reality show britânico sobre culinária. O programa teve diferentes formatos e chefs, em cada uma das temporadas, sendo o personagem principal, o chef original, Gordon Ramsay.

Na série, o apresentador confronta de forma exigente 12 chefs jovens, através de desafios rigorosos no seu famoso restaurante em Hollywood, Hell's Kitchen, para determinar qual deles irá ganhar o restaurante de seus sonhos. No Brasil, a atração é exibida pelo canal TLC e o SBT adquiriu os direitos licenciados do programa que estreou em 11 de outubro deste ano com o nome Cozinha sob Pressão

Mudança de Hábito

Em uma pesquisa de junho de 2012 do Cone Communications, 52% dos pais agora se identificam como o principal comprador nas lojas de alimentos. Além disso, o canal esportivo ESPN reportou que 31% dos compradores nas lojas de alimentos são homens, mais que o dobro da quantidade de 1985. 

Com a crescente participação dos homens nas cozinhas, a falácia de que mulher foi feita para cozinhar começa a despencar. A televisão, por sua vez, tende a refletir os costumes da sociedade. Quem acha que as mulheres tendem a se incomodar com essa nova posição masculinda se engana. A advogada Lídia Almeida, 58, conta que fica feliz em perceber essa mudança. "É ótimo que os programas reflitam essa questão e incentivem os homens a cozinhar, ter com quem dividir as tarefas domésticas é muito prazeroso", opina.

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores