Comunidade portuguesa do Recife em noite de festa
Gabinete Português de Leitura comemora 164 anos nesta segunda (3)
O Gabinete Português de Leitura (GPL) foi criado em 1850 por um grupo de portugueses que sentia a necessidade de possuir um ponto de encontro e reunião. Desde então, vem funcionando como local de confraternização dos portugueses e descendentes no Recife. Nesta segunda (3), o GPL comemora 164 anos com uma solenidade no Salão Nobre da instituição. Além de homenagens, a noite contará com apresentação da fadista Marly Gonçalves, acompanhada pela guitarra portuguesa de Ricardo Araújo e o violão de Renato Araújo.
A celebração começa com um discurso do presidente Dr. Antônio José Bastos de Almeida. Também acontece uma homenagem a duas personalidades, a professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desembargadora federal aposentada e ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Margarida de Oliveira Cantarelli, e o empresário Manuel Bastos Tavares de Oliveira, que recebem a Comenda de Mérito Luiz Vaz de Camões - assim como o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), que será agraciado com a Medalha de Mérito Luiz Vaz de Camões.
O GPL está instalado, desde 1921, em sede própria na Rua do Imperador, centro do Recife. A instituição oferece aos pernambucanos e à comunidade portuguesa diversas experiências de troca de cultura além de estreitar os laços entre Brasil e Portugal. O acervo da biblioteca do Gabinete, com mais de 80 mil volumes, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII, está permanentemente à disposição do público.
Serviço
164 anos do Gabinete Português de Leitura
Segunda (3) | 20h
Gabinete Português de Leitura (Rua do Imperador Pedro II, 290 - Santo Antônio)
Gratuito
(81) 3224 2002