Fliporto leva magia das letras a Olinda em sua 10ª edição

Abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira, no Mosteiro de São Bento

por Carlos Silvio sex, 14/11/2014 - 02:01

Olinda abre os braços para receber um evento onde a literatura é a estrela principal. A 10ª edição da Fliporto começou oficialmente nesta quinta-feira (13), com uma palestra de Lya Luft e Vicente Britto Pereira com o tema O Valor da Vida. A mediação foi da apresentada Leda Nagle. A abertura aconteceu no Mosteiro e Basílica de São Bento.

"Chegamos aos 10 anos, mostra que temos uma história. Fico feliz em ouvir a Lya dizer que veio à Fliporto por conta da seriedade da feira. A abertura do evento foi linda", comentou Antonio Campos, curador da festa.

Este ano o evento homenageia Ariano Suassuna e Raimundo Carreiro. Dois escritos que segundo Antonio, tem uma obra que dialoga entre si. "Carreiro fechará a programação com uma palestra sobre Ariano, um evento que promete ser belíssimo", comentou Antônio.

Olinda respira literatura neste final de semana

Lya, escritora, tradutora e colunista experiente, foi destaque da noite, e falou sobre diversos assuntos. Entre os temas, fases da vida, casamento, ser mãe e claro, sobre sua carreira e inspiração. "A vida é feita de ciclos. Cada um tem seus encantos e problemas. Suas belezas e seus lados menos belos. É bom estar viva!", declarou a escritora.

Essa é a primeira vez que a abertura do evento acontece no Mosteiro, local que encantou os visitantes com sua beleza e importância histórica. A organização do evento espera receber em média 90 mil pessoas, número que coloca o evento como um dos maiores de literatura no Brasil.

Uma Feira de Livros com mais de 600 mil exemplares, Congresso Literário composto por 13 painéis e mais de 30 autores, fazem parte da programação do festival. Os espaços Galera Fliporto e Galerinha Fliporto, prometem ser espaços interessantes de convivência e aprendizado para jovens e crianças. 

Entre os escritores presentes no evento, o cronista Xico Sá e o biógrafo Lira Neto. Segundo Xico, que já participou de outras Fliportos, é ótimo participar de eventos literários pela possibilidade de ter contato direto com o leitor. "Eu gosto de conversar com o leitor e defender o que eu escrevi. Só deixar na livraria não adianta, tem que carregar o livro debaixo do braço", conversou em entrevista ao LeiaJá.

Nesta sexta-feira, o escritor participa de uma mesa-redonda ao lado de Cláudio Assis e Hilton Lacerdo, às 14h. O tema é Cinema e literatura: casamento suspeitoso, união estável ou de conveniência?. O último título de Xico, chamado de 'Big Jato' vem sendo adaptado para o cinema por Cláudio.

Lira Neto, autor de uma biografia em três volumes sobre Getúlio Vargas, considera a Fliporto um dos eventos de literatura mais importantes e respeitados do Brasil. O autor gosta de aproveitar eventos como este para ter contato com o público leitor. "Eu acho a oportunidade de dialogar com o leitor fantástica",  contou.

O escritor já está se preparando para um novo projeto e soltou uma pequena pista do que seria o próximo assunto de seu novo livro: "O que me fascina na hora de fazer uma biografia é encontrar um indivíduo que teve a capacidade de despertar controvérsias. Meu novo livro não vai ser sobre um novo indivíduo e sim sobre um grupo envolvido com cultura", revelou ao LeiaJá.

O escritor cearense realiza uma conferência no próximo sábado, às 16h, chamada Humanizando mitos. Em destaque, as biografias do Padre Cícero e de Getúlio Vargas. 

O evento vai até o próximo domingo (16), no Colégio de São Bento e na Praça do Carmo. 

COMENTÁRIOS dos leitores