Último dia do Brasil Stop Motion é das crianças

Mostra Infantil marcou encerramento do evento neste sábado (29)

por Carlos Silvio sab, 29/11/2014 - 21:12

O Cinema São Luiz, no Centro do Recife, foi tomado pela criançada, numa sessão de cinema barulhenta, mas muito divertida durante o encerramento da 4ª edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion. O evento, que começou na última terça-feira (25), celebra a técnica de animação quadro a quadro e nesta edição homenageou o animador britânico Tim Allen.

"É minha primeira vez no Brasil e todo mundo tem sido muito simpático e acolhedor, estou impressionando e muito feliz", afirmou o animador em entrevista ao LeiaJá.

Na plateia, a criançada era presença constante e também seus pais, que fizeram questão de levá-los para aproveitar a programação especial. "Achei o festival todo muito legal. As crianças também curtiram", afirmou a dona de casa Roseli de Arruda, acompanhada dos seus três filhos, Aquiles, Clarice e Tainá. 

Magia da animação quadro a quadro em destaque no São Luiz

Marina Regueira, de 11 anos, foi ao festival com seus pais para conferir o trabalho da prima, que também é animadora, mas confessa que gostou de todos os filmes que viu hoje. "É difícil escolher só um, todos que eu vi hoje foram muito legais", contou.

Segundo a organização, o balanço da 4ª edição é muito positivo. "O festival este ano superou nossas expectativas. Lotamos diariamente o São Luiz e estamos muito satisfeitos", afirmou Ana Farache, organizadora do festival.

Ana destacou também a presença do público em oficinas e na masterclass de Tim Allen, atividades que tiveram lotação esgotada. "A procura por nossas atividades foi grande, inclusive tivemos a participação de pessoas de outros estados, interessados em aprender mais. Também promovemos oficinas para surdos e uma infantil", contou Ana.

Tim Allen, que deu uma masterclass e comandou uma oficina, teve uma ótima impressão das duas ocasiões. "O feedback nas oficinas foi ótimo. Todos estavam muito interessados em entender melhor sobre animação e foi fácil observar o quão entusiasmadas as pessoas estavam, com vontade de aprender cada vez mais. Foi maravilhoso", revelou o inglês, parceiro de Tim Burton em alguns filmes.

Mas nem só de crianças e seus pais o público desta noite foi formado. Marcílio Nóbrega, estudante que sonha em trabalhar com animação, estava presente em todos os dias do evento. "Eu amo animação e venho todo ano ao Brasil Stop Motion. Acho o stop motion uma técnica muito difícil e é por isso que me interesso por ela", afirmou. O aspirante a animador inclusive entregou uma desenho a Tim Allen inspirado na animação Peter & the Wolf (Pedro e o Lobo), no qual o inglês participou como animador sênior.

O evento anunciou também os premiados desta edição, entre eles o croata Simulacra, como Melhor Stop Motion com até 10 minutos e Fluxos de Diego Akel como Melhor Filme Brasileiro, concedido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

COMENTÁRIOS dos leitores