Preta Gil agita o Palco Olinda no Festival MPB

Encerramento do segundo e último dia do festival ainda teve Nena e Ylana Queiroga e Mamelungos

por Eduarda Esteves seg, 15/12/2014 - 03:35
Eduarda Esteves/LeiaJáImagens Preta Gil faz alegria dos fãs no encerramento do Festival MPB Eduarda Esteves/LeiaJáImagens

A primeira edição do Festival MPB foi realizada no Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento foi dividido em dois dias e na área externa do Cecon foi montado dois palcos (Recife e Olinda), nos quais se apresentaram as atrações do festival. A mãe e filha, Nena e Ylana Queiroga, Preta Gil e a banda Mamelungos marcaram presença no Palco Olinda e animaram a noite de encerramento do Festival MPB. 

Nena e Ylana Queiroga, mãe e filha, realizaram um show preparado com exclusividade para o festival. As cantoras compartilharam canções de autoria das duas, além de entoar os versos de grandes compositores pernambucanos. A apresentação foi produzida e dirigida por Yuri Queiroga, filho de Nena e irmão de Ylana. No show de Lenine, realizado no Palco Recife, Nena fez uma participação e cantou um frevo com o músico.

Dueto de Marisa e Gil marca primeiro dia do festival

As apresentações do Festival MPB eram feitas de formas alternadas e pontuais. Quando um show terminava em um Palco, o outro já tinha início. Preta Gil abriu o show com a canção Sou como sou e com uma coreografia e contato com o público que já é uma das marcas da carioca. Emocionada por fazer parte do evento, Preta disse estar surpresa e muito feliz com o convite. "Esse festival só tem gente boa, inclusive pessoas da minha família", referindo-se ao pai Gilberto Gil. 

Preta, que celebra 10 anos de carreira em 2014, cantou diversos sucessos de sua carreira como Sinais de Fogo, de Ana Carolina, Meu corpo quer você e Stereo. Durante a apresentação, a cantora fez questão de defender uma de suas causas sociais: a homofobia. Preta convidou ao palco diversos fãs para dançar forró e não se importou em fugir da apresentação mais tradicional da MPB. A cantora fez uma homenagem a Alceu Valença e cantou Morena Tropicana. Conhecida por seu carisma, Preta deu uma oportunidade a uma fã que assistia ao festival no domingo (14). Ao subir ao palco, Ná, cantou a música Tu Vens, de Alceu Valença e animou o público. 



Ainda no Palco Olinda, a banda recifense Mamelungos, que tem grande influência do grupo Novos Baianos, apresentaram o projeto 'Besta é Tu'. O grupo, formado por Vanessa Oliveira e os integrantes Luccas Maia, Weré Lima, Thiago Hoover e Peu Lima cantaram  grandes sucessos baseados na obra dos Novos Baianos, como A menina dança, Acabou chorare, Tinindo Trincando e Mistério do Planeta.

Durante a apresentaçao da banda Mamelungos, o cantor e composito pernambucano Romero Ferro fez uma participação especial e cantou com Vanessa Oliveira. Em entrevista ao Portal LeiaJá, Romero falou da importância de se apresentar na primeira edição do Festival MPB. "Foi maravilhoso, é uma emoção sem tamanho, principalmente por ser o primeiro festival de MPB no Brasil. É muito muito bom estar no solo de tantos artistas pernmabucanos e fazer a sua história também", contou. 

COMENTÁRIOS dos leitores