Contos de fadas especiais para crianças que não podem ver
'Coleção Clássicos Infantis Acessíveis' apresenta histórias clássicas em braille para crianças com deficiência visual ou baixa visão
A Fundação Doina Nowill para Cegos está lançando um projeto inédito que dará a crianças cegas ou com baixa visão a oportunidade de conhecer os contos de fadas e histórias clássicas infantis. A Coleção Clássicos Infantis Acessíveis traz as histórias em formato inclusivo, em braille, fonte ampliada, relevo nas imagens e audiodescrição das imagens.
Os títulos selecionados para serem impressos seguindo o conceito inclusivo foram Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, Peter Pan, Robi Hood e Rapunzel. Os exemplares são impressos em braille e fonte ampliada, possuem relevos nas imagens e são ilustrados de com cores vibrantes.
Acompanham os livros um CD com a leitura das histórias com versão com e sem audiodescrição - recurso que transforma as imagens em palavras.
Foram produzidas 3 mil unidades da Coleção Clássicos Acessíveis que chegarão gratuitamente às bibliotecas, escolas públicas e instituições que atuam com o público com deficiência visual em todo o país. Os kits são compostos por 10 exemplares, um de cada título, acompanhado do CD com a leitura da história. Brevemente os livros estarão à venda no site da Fundação Dorina.