Banda e Orquestra Sinfônica do Recife conquistam PCCV
Pleiteado desde 2001 pela categoria, Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos foi sancionado pelo prefeito Geraldo Júlio na manhã desta sexta (27)
Esta sexta (27) marcou a conquista de uma grande batalha para os músicos da Banda e Orquestra Sinfônica do Recife. Em cerimônia no Forte das Cinco Pontas, o prefeito Geraldo Júlio sancionou Lei que garante um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para os profisionais da categoria. O PCCV enviado pelo executivo municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores do município por unanimidade, entrará em vigor a partir deste mês de março.
O novo plano prevê uma mudança na tabela de níveis da carreira que passa de nove para 15 níveis. Inicialmente, o reajuste chega até 50,85%, com exceção do salário inicial que não sofre mudanças. Os reajustes de 2016 e 2017 também já foram acordados e serão de 7,96% e 7,36%, respectivamente. Há também uma previsão para ampliação no número de cargos. Na Banda, o quadro atual é de 78 músicos e agora passará a ser de 92. Já na Orquestra são 109 músicos e com o novo plano passará a 120. Os novos cargos deverão ser preenchidos através de concurso público. A categoria buscava a revisão da carreira desde 2001.
Na ocasião da sanção da Lei, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentou o concerto de Brandenburg número três, sob regência do Maestro Marlos Nobre. O condutor da Banda Sinfônica, Maestro Neneu Liberalquino, também presente, agradeceu pela conquista reforçando ter sido esta uma luta histórica.