Uma história tradicional e diversas paixões

Por toda a Região Metropolitana do Recife e no interior são encenados espetáculos da Paixão de Cristo

por Paula Brasileiro seg, 30/03/2015 - 15:38
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Durante a Semana Santa, diversos espetáculos contam a história de Cristo na RMR e no interior Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

A Semana Santa chegou trazendo muitas tradições como os ovos de Páscoa, peixe, vinho e reuniões familiares. Outra tradição muito forte nesta época são as encenações da Paixão de Cristo, que conta os últimos momentos da vida de Jesus.

Por toda a região Metropolitana do Recife (RMR) e nas cidades do interior diversas comunidades e grupos artísticos produzem espetáculos para celebrar a ocasião. Confira um roteiro de apresentações:

Nova Jerusalém 

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um espetáculos grandioso de renome nacional. A peça é encenada na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 180 quilômetros do Recife, considerado o maior teatro ao ar livre do mundo. A produção conta com uma grande estrutura, diversos cenários, efeitos especiais de alta tecnologia e a participação de 400 figurantes e 50 atores, incluindo artistas de renome nacional como Igor Rickli, Paloma Bernardi e Humberto Martins, entre outros. Na temporada 2015, que vai até o próximo sábado (4), também há a preocupação com a acessibilidade e diversos recursos como disponibilização de cadeiras de rodas e a audiodescrição garantem que pessoas com algum tipo de deficiência possam assistir ao espetáculo.

Até sábado (4) | 18h

Nova Jerusalem (Distrito de Fazenda Nova - Brejo da Madre de Deus)

R$ 80 a R$ 120

Paixão do Recife

O ator e diretor José Pimentel vive, pela 38ª vez, o papel de Jesus na Paixão de Cristo do Recife. O espetáculo, que tem a participação de cerca de 100 atores e 300 figurantes, ocorre entre quarta (1º) e domingo (5), no Marco Zero, às 20h. 

De quarta (1º) a domingo (5) | 20h

Marco Zero do Recife

Gratuito

Casa Amarela

O bairro de Casa Amarela, na zona norte da RMR, realiza sua Paixão de Cristo pelo 13º ano. A encenação será de quarta (1º) a sexta (3) no Parque Urbano da Macaxeira, antiga fábrica da Macaxeira, na Avenida Norte, às 20h. O elenco conta com 50 atores, 120 figurantes, incluindo adolescentes do projeto de ressocialização Fazendo Arte, que atuarão em 12 cenários distribuídos em dois palcos. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, confirmou sua presença no primeiro dia da encenação. 

De quarta (1º) a sexta (3) | 20h

Parque Urbano da Macaxeira (Av. Norte Miguel Arraes de Alençar - Macaxeira)

Gratuito

Curado 

A Paixão de Cristo do Curado será encenada pela primeira vez na área externa do Terminal Integrado de Passageiros (TIP). A iniciativa tem o objetivo de abrir o espaço para outros eventos para que a área seja melhor aproveitada. A peça conta com 24 cenas em 12 cenários e participação de 45 atores e 60 figurantes com direito a efeitos especiais e show pirotécnico. Fica em cartaz até a próxima quarta (1º), às 19h30.

Até quarta (1º) | 19h30

Terminal de Integração de Passageiros (TIP) 

Gratuito

Maranguape 2

Na cidade de Paulista, no bairro de Maranguape 2, a 15ª edição da Paixão de Cristo será encenada na próxima sexta (3), às 19h. A apresentação será na Praça José Lopes de Araújo, que fica ao lado da Associação de Moradores do bairro. O espetáculo é promovido pelos jovens do Grupo de Arte e Cultura Unidos pela Fé (GACUF) e, este ano, contará também com a presença do arcebispo Dom Fernando Saburido. 

Sexta (3) | 19h

Praça José Lopes de Araújo

Gratuito

Colégio Santa Emília

Encenar a Paixão de Cristo também é tradição para os alunos do Colégio Santa Emília há cerca de dez anos. Ao todo, participam do espetáculo cerca de 100 estudantes do infantil ao 5º ano do ensino fundamental da instituição. As apresentação serão realizadas de segunda (30) a quarta (1º) em dois horários, às 8h e 16h e retratam três momentos marcantes das últimas 12 horas da vida de Cristo, a entrada em Jerusalém, o lava-pés e a última ceia, além da morte e ressurreição.

Até quarta (1º) | 8h e 16h

Quadra do Colégio Santa Emília (Rua Marfim, 375 - Jardim Atlântico)

Gratuito

Garanhuns

A cidade de Garanhuns conta com um dos maiores teatros ao ar livre do interior de Pernambucano. Nele é encenado o espetáculo Jesus Alegria dos Homens, que conta as últimas passagens de Cristo em vida. O evento chega à sua 25ª edição sendo realizado no Alto do Mangano com um elenco de 140 integrantes. 

Serviço

Jesus Alegria dos Homens

De quarta (1º) a sábado (4) | 19h30

Alto do Mangano - Garanhuns

Gratuito

Arcoverde

As ruas da cidade de Arcoverde viram palco da 15º edição do espetáculo Horizonte da Paixão. Organizada pelo Sesc, em parceria com a prefeitura do município, a encenação é considerada a maior do gênero, no Sertão do Moxotó. O corpo de atores é formado por integrantes do grupo da terceira idade do Sesc e artistas do Movimento Cultural. A produção conta com 40 cenas, ao longo de pontos tradicionais da cidade, como o Pátio Cecora e a antiga estação ferroviária.

Serviço

Horizonte da Paixão

De quinta (2) a sábado (4) | 

Gratuito

 

Gravatá

Realizada há mais de 30 anos, A Nossa Paixão é produzida e encenada pelos atores gravataenses do Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste. Numa grande estrutura, a peça conta com cerca de 200 atores e figurantes e chegam aos cenários, montados no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, pelo meio do público. A novidade desta edição é que na quinta (2) a Missa de Lava Pés será celebrada pelo Padre João Paulo Gomes antes do início do espetáculo. 

Serviço

A Nossa Paixão

De quinta (2) a sábado (4) | 20h

Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar

Gratuito

Pesqueira

Com uma tradição de mais de 30 anos, a Paixão de Cristo de Pesqueira é realizada pelo grupo Amigos de São Francisco, com a participação da Juventude Franciscana. A Ireja e o Convento de São Francisco apoiam a encenação e os figurinos, por exemplo, foram confeccionados no próprio convento. 

Serviço

Paixão de Cristo de Pesqueira

Quarta (1º) e sexta (3) | 20h

Convento dos Franciscanos (Av Dr Joaquim Brito, 194 Prado – Pesqueira) 

COMENTÁRIOS dos leitores