Novo Cineteatro Samuel Campelo deve ser entregue em maio

Equipamento cultural do Jaboatão dos Guararapes que estava fechado fechado há 20 anos está passando por reformas

por Paula Brasileiro qua, 29/04/2015 - 15:33
Divulgação/Valter Andrade A reforma do Cineteatro Samuel Campelo deve ficar pronta em maio de 2015 Divulgação/Valter Andrade

A Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes está concluindo a obra de reconstrução do Cineteatro Samuel Campelo. A previsão é que o equipamento cultural, que já estava há 20 anos sem funcionar, esteja pronto até o fim de maio, quando serão iniciados os testes de segurança e será agendada a inauguração do espaço. 

Teatro em Jaboatão, fechado há 20 anos, ainda é promessa

Por se tratar de uma construção do início do século passado, as estruturas originais não suportariam as mudanças necessárias. Por este motivo, o projeto passou por uma adequação para que fosse reconstruída a parte estrutural preservando-se a parte arquitetônica histórica. A fachada e o piso de azulejos e ladrilho da entrada permanecem originais. Já o auditório e o palco foram reconstruídos. 

O teatro que tinha 832 lugares passa a comportar 509, a redução se deu porque as normas de segurança e acessibilidade não permitiam que fosse mantida a quantidade de assentos original. O espaço agora conta com rampa para caeirantes, cadeiras específicas para obesos e portadores de necessidades especiais, além de ampliação do espaço entre as fileiras, atendendo exigências dos bombeiros. O número de saídas também foi adequado às normas de órgãos fiscalizadores. Também será construído um espaço alternativo anexo para realizações de reuniões, ensaios, oficinas culturais e exibição de películas para pequenos grupos. O local terá ainda um café que permanecerá aberto ao público mesmos em dias em que não houver espetáculos. 

Segundo o secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico do Jaboatão dos Guararapes, Isaac Luna, o novo Cineteatro Samuel Campelo atende rigorosamente aos itens de segurança e acessibilidade exigidos pelos órgãos de controle e fiscalização. Para Isaac, o equipamento cultural se adequa aos tempos modernos porém mantendo sua originalidade e características históricas. A estimativa é que o usto total da revitalização, somadas À aquisição de novos equipamentos, como poltronas, equipamentos de climatização, acústica e toda a parte cenográfica e cenotécnica, tenham um custo total de R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão recebido através do convênio com o MinC e o restante investido pela própria prefeitura.

 

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores