Exposição produzida por deficientes de PE chega ao Rio
A mostra 'Por Contato' fica em cartaz no Museu de Arte do Rio de Janeiro, até o dia 5 de julho
O coletivo Fotolibras leva para o Rio de Janeiro a exposição Por Contato, produzida pelos alunos da instituição. Sob o olhar dos portadores de deficiência auditiva, a mostra é composta de imagens embasadas nas ações realizadas pelo coletivo, como buscas pessoais, rodas de diálogos, debates e troca de experiências entre os arte-educadores e os fotógrafos.
Com o objetivo de promover a valorização da diversidade, a exposição busca incentivar a integração entre a comunidade surda e a produção cultural, levando em consideração metodologias de ensino que facilitem a compreensão do grupo. “Diferentes públicos exigem diferentes abordagens, independentemente de serem surdos ou ouvintes. No caso do surdo, existem especificidades relativas à língua. Desenvolvemos, por exemplo, um glossário de termos técnicos da fotografia que não existia em Libras, comentou Eduardo Queiroz, integrantes do GEMA, entidade pernambucana focada em atividades para inclusão visual.
A exposição Por Contato fica em cartaz até o dia 5 de julho, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). A ação conta com o patrocínio do FUNCULTURA e da Secretaria de Cultura de Pernambuco. As fotos foram selecionadas pelos fotógrafos e arte-educadores do GEMA, Mateus Sá, Vládia Lima, Rachel Ellis e Eduardo Queiroga.