Cinco anos sem José Saramago

Gabinete Português de Leitura presta homenagem ao escritor ganhador do Prêmio Nobel, nesta quinta (18)

por Paula Brasileiro qui, 18/06/2015 - 14:39
Divulgação Gabinete Português de Leitura lembra o escritor no aniversário de cinco anos de sua morte Divulgação

Há cinco anos o mundo perdia um dos maiores escritores da literatura em língua portuguesa dos últimos tempos, o Nobel José Saramago. Ele morreu aos 87 anos, em sua casa, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Saramago sofria de leucemia.

Para relembrar a obra e a vida do escritor, o Gabinete Português de Leitura (GPL), vai exibir o documentário Um humanista por acaso escritor. O evento ocorrerá simultaneamente em Lisboa, Portugal, dentro da programação oficial de homenagens da Fundação José Saramago, em Serrinha, no sertão da Bahia, cidade natal do diretor e realizador do documentário, Leandro Lopes, e no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, onde o cineasta mora. 

Um humanista por acaso escritor percorre vestígios do autor, esposo e avô mostrando as sensações e lembranças daqueles que conviveram com ele como a viúva Pilar Del Rio e a neta Ana Matos Saramago. Os depoimetos delas e de alguns escritores, editores e cineastas que se relacionaram com Saramago, ajudam a recriar a áurea do ganhador do prêmio Nobel.  

Serviço

Exibição do documentário Um humanista por acaso escritor

Quinta (18) | 17h30

Gabinete Português de Leitura (Rua do Imperador Pedro Segundo, 290 - Santo Antônio)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores