Zeca Camargo cultiva inimizades no meio sertanejo

Jornalista questionou a repercussão da morte do cantor Cristiano Araújo em sua crônica no Jornal das Dez da Globo News, neste domingo (28). Artistas não gostaram dos comentários e protestaram nas redes sociais

por Paula Brasileiro seg, 29/06/2015 - 12:36
Reprodução/Facebook Zeca Camargo causou polêmica com sua última crônica a respeito do cantor sertanejo Cristiano Araújo Reprodução/Facebook

Zeca Camargo comprou briga com a classe de músicos sertanejos e fãs do estilo. Em sua crônica do Jornal das Dez, da Globo News, deste domingo (28), Zeca questionou a comoção em torno da morte do cantor Cristiano Araújo, vitimado num acidente de carro na última quarta (24). Entre outros pontos levantados pelo jornalista, ele comparou a situação aos livros de colorir para adultos classificando-a como "pobreza da alma cultural brasileira". 

Em seu texto, Zeca mencionou a duvidosa popularidade do cantor e a expressiva reação do público brasileiro diante de sua morte repentina. Ele também lembrou outros grandes funerais de figuras consagradas como Ayrton Senna, Lady Di, Cazuza e Michael Jackson afirmando que estes eventos são necessários para "expulgar nossas dores, como se tivessem uma capacidade purificadora" e questionou: "Mas, Cristiano Araújo? Como fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida?".

A reação dos fãs e  de alguns artistas do meio sertanejo foi quase que imediata. Nas redes sociais, cantores como Munhoz e Mariano, Sorocaba (da dupla Fernando e Sorocaba), Marcos Léo, Bruno Belutti e outros, publicaram fotos em que apareciam tampando os ouvidos em protesto às palavras de Zeca Camargo. A hashtag #quemézecacamargo tomou conta do Twitter e Instagram, acompanhada de comentários como: "Triste ver em rede nacional o jornalista Zeca Camargo subestimando, nas entrelinhas da sua reportagem, a força da nossa música sertaneja", do cantor Sorocaba, "Faço parte de uma classe artística em que muitos se sentiram ofendidos, assim como eu, por uma matéria feita pelo Zeca Camargo, que muito provavelmente nem saiba o que eu faço", do cantor Belutti e "Quando a pessoa 'PENSA' que sabe tudo, é ai que ela não sabe nada! Trágico assistir uma matéria tão preconceituosa e individualista! Coisa feia senhor Zeca! Coisa muito feia! Conhece o mundo e não conhece seu próprio país!", do cantor Marcos (da dupla Marcos e Belutti). 

COMENTÁRIOS dos leitores