'Presente Passado Movimento': a dança de 1980 em discussão
Exposição relembra época na dança do Recife com programação educativa
Os apreciadores da dança poderão conhecer mais sobre uma época de destaque na área, na cidade do Recife, através da exposição Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança. A mostra apresenta registros do Acervo RecorDança/Associação Reviva que relembram como esta linguagem artística se desenvolveu na capital pernambucana nos anos 1980. Uma programação educativa e artística, que vai de performances a rodas de conversas, integra a mostra que fica em cartaz até o dia 17 de setembro no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Com o objetivo de trazer à memória aquela época a partir de um olhar contemporâneo e sob uma perspectiva educativa, diversas ações educativas serão realizadas até o fim da mostra. Nesta quarta (26), às 20h, a estudante do curso de dança da UFPE Gardênia Coleto apresenta uma remontagem da performance Dor de Pierrot, de 1984, montada a partir de fotografias, depoimentos e outros documentos, já que não havia registros em vídeo da performance original.
Na quinta (27), a dançarina e pesquisadora Liana Gesteira, que integra a equipe do Acervo Recordança/Associação reviva, apreentará a palestra Presente e passado: movimentos e alteridades, às 17h, no mini-auditório 1 do CAC. Já na sexta (28), o RecorDança promove uma roda de convrsa com Márcia Virgínia, professora do curso de Licenciatura em Dança da UFPE, Valéria Medeiros, professora de dança no Espaço Endança, e o artista plástico Cavani Rosas.
Serviço
Exposição Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança
Até 17 de setembro | 16h às 20h
Centro de Artes e Comunicação da UFPE (Av. Professor Morais Rego, 1235 - Cidade Universitária)