BlytheCon chega ao Nordeste com exposição no RioMar

As bonecas, criadas na década de 1970, chamam atenção pelos olhos coloridos, cabeças grandes, roupas estilosas e cortes de cabelo diferentes

por Roberta Patu qui, 10/09/2015 - 17:38
Kaka Morais/Divulgação Serão expostas dezenas de bonecas estilosas Kaka Morais/Divulgação

As bonecas Blythe, criadas na década de 1970, ganham o piso L3 do mall do Shopping RioMar a partir da próxima segunda-feira (14). A exposição, sob os cuidados da colecionadora Sandra Helena Rodrigues, faz parte do encontro BlytheCon Brasil, que já aconteceu em São Paulo e Porto Alegre, e agora aporta no Recife, com entrada gratuita. As pequenas chamam atenção pelos olhos coloridos, cabeças grandes, roupas estilosas e cortes de cabelo diferentes.

Na época em que foram criadas, as bonecas não conseguiram conquistar o mercado, porém elas se tornaram raras e caíram na graça de muitos colecionadores. Por isso foi criado encontros anuais em diversos países. Em Pernambuco, Sandra Helena, que dispõe de mais de 80 Blythes, irá expor peças que chegam a ter cerca de trinta anos. Todas elas estarão vestindo figurinos feitos por outros apaixonados pelo brinquedo, com destaque para 18 peças do acervo Modus do Brasil - grupo que reúne artistas das diversas áreas.

A grande diversão das pequenas coloridas é que é possível customizá-las de forma prática. Ainda é possível mudar a cor dos olhos, dos cabelos, desmontar o corpo e personalizar as suas roupas. Inclusive também existem costureiras especializadas para as Blythes e artistas plásticos que dedicam seu tempo para trabalhar com elas.

Além das características já mencionadas, as Blythes se destacam no universo dos brinquedos por ser de fácil customização. É possível mudar a cor dos olhos, dos cabelos, desmontar o corpo e personalizar as suas roupas – existem, inclusive, pessoas especializadas em costura para as Blythes e artistas plásticos que dedicam seu tempo para trabalhar com elas. Famosos também se renderam aos encantos das bonecas, a exemplo das atrizes Guilhermina Guinle e Maria Maya.

O evento no piso L3 do centro de compras também vai contar, no dia 19 de setembro, com uma grande convenção que vai reunir colecionadores de Blythes de todo o país e venda das bonecas – que atualmente só estão sendo comercializadas pela internet – e de acessórios para elas. Esta será a quarta edição do BlytheCon no Brasil, e a primeira vez no Nordeste.

Exposição Blythe Brasil

Piso L3 – Shopping RioMar Recife

Entrada Gratuita

9h às 22h

COMENTÁRIOS dos leitores