Orquestra Cidadã se apresenta na Igreja da Madre de Deus

O evento está marcado para a próxima quinta-feira (10)

por Roberta Patu ter, 08/12/2015 - 08:36
Chico Peixoto/LeiaJàImagens/Arquivo Orquestra apresenta repertório inédito Chico Peixoto/LeiaJàImagens/Arquivo

Na próxima quinta-feira (10), às 19h30, a Orquestra Cidadã vai realizar um concerto aberto ao público e gratuito na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo. O evento conta com um repertório inédito. Desta vez, a orquestra apresentará peças clássicas durante a noite.

“É um repertório essencialmente Barroco. Estivemos imersos nesse movimento artístico ao longo do ano por causa, principalmente, da recente gravação, em Roma, do DVD com obras de Bach. Então nada mais justo do que contemplá-lo no último concerto oficial. São músicas leves, em clima de festa mesmo”, explicou o maestro Nilson Galvão Jr.

A grande novidade da apresentação é a performance da Fantasia “sobre um tema de Thomas Tallis”, de Ralph Vaughan Williams. Esta peça, composta no final do Romantismo, abre o concerto do dia 10, fazendo contraponto às três obras barrocas que a seguem. De acordo com Nilson Galvão Jr., é uma obra bela em sonoridade e interessante em sua execução. Nesse momento, a orquestra será dividida em dois grupos, que irão dialogar por intermédio de um quarteto posicionado entre elas no palco.

Após a abertura, o público vai ouvir o Concerto para Fagote e Cordas, de Vivaldi, com solo do professor do projeto social Josias Bezerra, no fagote. Em seguida, os dois violinistas da Orquestra Criança Cidadã Yuri Tavares e Thialyson Moura farão o solo do Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, de Bach, peça que compõe o álbum Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo, gravado no último mês de novembro em Roma, Itália.

Para finalizar, será apresentado o Concerto para Dois Trompetes em Dó Maior, também de Vivaldi, com solo de dois músicos convidados, Augusto França e Josias Adolfo, no trompete. No total, a apresentação tem duração média de uma hora e vinte minutos de música de alta qualidade.

COMENTÁRIOS dos leitores