Amantes do jazz ficarão sem Garanhuns Festival em 2016

Prefeitura do município divulgou, em nota oficial, os motivos para a suspensão da próxima edição do evento

por Paula Brasileiro qua, 23/12/2015 - 13:28
Pedro Oliveira/LeiaJáImagens O evento, realizado durante o Carnaval, já estava consolidado no calendário anual da cidade Pedro Oliveira/LeiaJáImagens

A Prefeitura de Garanhuns divulgou, nesta quarta (23), uma nota de esclarecimento sobre o cancelamento do Garanhuns Jazz Festival em 2016. O evento, realizado durante o Carnaval, já estava consolidado no calendário anual da cidade e servia como opção de fuga para aqueles que não gostam da folia carnavalesca. A culpa, como era esperado, foi atribuída à crise econômica.

Na nota, foi esclarecido que o município "não teria condições de repetir integralmente o calendário de eventos" no próximo ano devido à perspectiva financeira negativa para 2016. Deste modo, as secretarias de Turismo, Cultura, Controladoria, Fazenda e Administração fizeram uma pesquisa de avaliação dos quatro principais eventos da cidade para definir quais deles seriam viáveis. 

Entre o Garanhuns Jazz Festival, o Viva Dominguinhos, o Festival de Inverno e  o Natal Luz de Garanhuns, este primeiro foi o que apresentou um maior custo de execução e menor retorno econômico e, portanto, teve de ser suspenso: "Não estamos desmerecendo a importância cultural e a visibilidade deste evento para Garanhuns, bem como, não estamos informando que este evento não traz retorno econômico para o município, porém, diante do cenário econômico atual e dos resultados apresentados, este evento estará suspenso para 2016, por medida de prudência e responsabilidade".

Confira na íntegra a nota da prefeitura de Garanhuns

A gestão municipal trabalha com cumplicidade pública, planejamento e seriedade em suas decisões de prioridades. Diante da indubitável perspectiva financeira negativa para o ano de 2016, o município não teria condições de repetir integralmente o calendário de eventos. 

Portanto, o grupo formado pelas secretarias acima mencionadas, iniciou uma pesquisa de avaliação dos quatro principais eventos da cidade: Garanhuns Jazz Festival, Viva Dominguinhos, Festival de Inverno e Natal Luz de Garanhuns.

Pesquisamos junto a rede hoteleira, qual a pontuação, em termos de ocupação, para cada um dos eventos, assim, também o fizemos nos restaurantes, em termos de aumento do faturamento; no comércio, em termos de vendas; nos comerciantes de alimentos e bebidas; na Secretaria de Cultura, em termos de contratação dos artistas de Garanhuns e, no 9° Batalhão de Polícia Militar em termos da media de público para cada evento.

Com base nessas informações, associadas aos custos de cada evento no ano de 2015, o resultado foi que o evento de maior custo por participante e quem apresentou o menor retorno econômico, foi o Garanhuns Jazz Festival.

Não estamos desmerecendo a importância cultural e a visibilidade deste evento para Garanhuns, bem como, não estamos informando que este evento não traz retorno econômico para o município, porém, diante do cenário econômico atual e dos resultados apresentados, este evento estará suspenso para 2016, por medida de prudência e responsabilidade.

 

COMENTÁRIOS dos leitores