Janeiro de Grandes Espetáculos já tem programação definida
Festival terá início a partir do dia 8 de janeiro. Ao todo, serão realizados 36 espetáculos, além de oito concertos através do “Circuito BNDES de Música – Do Erudito ao Popular”
Com o início de mais um ano, aproxima-se também a realização do Janeiro de Grandes Espetáculos. O festival reconhecido como um dos mais importantes do estado chega a sua 22ª edição, que acontecerá entre os dias 8 e 24 do próximo mês. O evento, que por pouco não foi cancelado por conta da ausência de verba, será concentrado na cidade do Recife, mas reunindo também produções nacionais e internacionais do teatro, dança, ópera e música.
Ao todo, serão realizados 36 espetáculos, além de oito concertos através do “Circuito BNDES de Música – Do Erudito ao Popular”. Os ingressos que serão vendidos pela internet variam entre R$10 e R$50, porém outros apresentações também serão gratuitas.
Serão mais de duas dezenas de espetáculos teatrais locais e de dança, nos seis teatros do Recife: Santa Isabel, Apolo, Hermilo, Luiz Mendonça, Marco Camarotti e Arraial. Haverá também os espaços alternativos: Espaço Cênicas e Paço do Frevo. Entre as produções teatrais locais para adultos, algumas são “Sistema 25”, com direção de José Manoel Sobrinho; “O Ano Em Que Sonhamos Perigosamente”; “Em Nome do Pai”, com direção de Cira Ramos, peça do dramaturgo Alcione Araújo; “Obsessão”; e “Angelicus Prostitutus”, espetáculo cômico da cidade do Jaboatão dos Guararapes.
Na programação, quatro montagens de outros estados marcam presença: “Processo de Conscerto do Desejo”, escrito propositalmente com “sc”, solo do ator Matheus Nachtergaele, que abrirá o festival; “Inutilezas”, com os intérpretes Bianca Ramoneda e Gabriel Braga Nunes; “Maria que Virou Jonas ou A Força da Imaginação”, tendo no palco como personagens dois atores transexuais vividos por Lúcia Romano e Edgar Castro; e “O Lugar Escuro”.
No segmento internacional, o Janela Espanhola marcará presença com convidados do teatro contemporâneo espanhol. A programação terá ainda uma mostra especial das produções de teatro e dança em Pernambuco que são fruto de intercâmbio internacional com Portugal.