Patrimônio Cultural ganha conselho de preservação em PE

Grupo é formado por sete integrantes da sociedade civil e sete do poder público. Posso ocorre nesta terça-feira (29)

por Camilla de Assis seg, 28/12/2015 - 12:16

Nesta terça-feira (28), será empossado o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). Quatorze representantes da sociedade civil e do poder público, sendo sete eleitos como representantes da sociedade e sete indicados pelo Governo de Pernambuco, receberão a oficialização das atividades em cerimônia no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a partir das 15h30.

O grupo surgiu de reivindicações populares para uma maior participação no cenário de gestão cultural de Pernambuco. Cabe ao Conselho mediar, por meio de cogestão, as ações públicas do setor cultural. 

Ficam a cargo dos conselheiros: Arquitetura, Urbanismo, Geografia e Engenharia; Arqueologia, História e Museologia; Antropologia, Sociologia e Turismo; Movimentos sociais de urbanismo e de meio-ambiente; Centro de Documentação e Memória: Arquivos, Bibliotecas, Espaços de Memória e Museus; Comunidades tradicionas e/ou religiosas, costumes, saberes e formas de expressão; e Expressões culturais de Pernambuco registradas como Patrimônio Cultural Imaterial.

Na ocasião, também será disponibilizado o edital do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, que visa incentivar a defesa das expressões artísticas no Estado. O documento contemplará as categorias de formação (ações educativas); promoção e difusão (comunicação e mídia); e além de acervos documentais e memória cultural. A premiação é de R$ 60 mil.

LeiaJá também

--> Classe artística quer Conselho de Cultura único no Estado

--> Enfim, Pernambuco adere oficialmente ao SNC

COMENTÁRIOS dos leitores