Contrato matrimonial assinado por Napoleão será vendido

Segundo empresa responsável pela venda, documento custará 20 mil dólares

ter, 19/01/2016 - 15:40
PATRICK KOVARIK (Arquivo) O anel de noivado que Napoleão Bonaparte deu a Josephine de Beauharnais PATRICK KOVARIK

Um contrato de casamento assinado como testemunhas por Napoleão Bonaparte e sua esposa Josephine vai à venda em fevereiro, anunciou nesta terça-feira (19) uma empresa americana, que espera obter US$ 20.000 pelo documento raro. Este é um dos primeiros documentos assinados por Napoleão e sua primeira esposa após se tornarem imperadores, que assinaram o mesmo como testemunhas do casamento do general August Hulin e Marie Jeanne-Louise Tiersonnier, segundo a empresa Lion Heart Autographs.

O documento, do início do século XIX, também tem a assinatura de seis marechais que estiveram sob o comando de Napoleão e outras pessoas notáveis ​​da França. Ele será vendido em uma feira de antiguidades programada para acontecer entre os dias 10 e 16 de fevereiro, no centro de convenções de Palm Beach, na Flórida (sudeste dos EUA).

"É definitivamente o contrato de casamento da mais alta qualidade assinado pelo imperador Napoleão e a imperatriz Josephine", afirmou David Lowenherz, proprietário da empresa detentora do documento. Segundo a empresa, existem poucos documentos semelhantes em mãos privadas.

Josephine de Beauharnais (1763-1814) se casou com o general Napoleão Bonaparte (1769-1821) em 1796, mas foi repudiada em 1809 por não lhe dar um herdeiro. Lion Heart Autographs também vai vender outros documentos interessantes, incluindo uma carta de Albert Einstein, rabiscos do presidente americano Dwight Eisenhower e uma carta de Charles Darwin para um companheiro de viagem a bordo do Beagle, em que visitou as Ilhas Galápagos.

COMENTÁRIOS dos leitores