Sutiãs e decotes: um casamento que pode ser perfeito
Estilistas dão dicas para acertar na hora de combinar a peça íntima com o look desejado
O sutiã é peça de roupa facilmente encontrada na maioria dos guarda-roupas femininos. Mas, apesar de ser um item usado pela maioria da mulherada, nem sempre é fácil combinar a lingerie com a roupa escolhida. Para facilitar nesta tarefa, algumas dicas podem ser bem úteis na hora de juntar a peça íntima com o decote do look escolhido.
Atualmente, a variedade de modelagens, estampas e até tecnologias empregadas na produção dos sutiãs deram a suas usuárias uma infinidade de opções. A estilista da Blu K, Keila Benício, sugere que a compra do modelo deve ser feita em lojas especializadas e a escolha precisa levar em conta a situação na qual este será usado: "Alça aparecendo precisa ser um modelo muito charmoso. Depende do tipo de roupa, quando é uma coisa mais descontraída, tudo bem", explica. Para ela, a peça pode brincar com a roupa usada desde que seja em momentos mais despojados, nunca no ambiente de trabalho. E, para não errar na pedida, o modelo tomara-que-caia é uma peça coringa, podendo ser usada com qualquer tipo de roupa.
A estilista Julia Fantin, da marca de roupas íntimas Loungerie, dá dicas de como combinar cada modelo de sutiã com os mais variados tipos de decotes. Do estilo canoa até o costas de fora, há opções para adquar a peça íntima à roupa para não derrapar na elegância. Confira.
-> Decote Canoa
Para que as alças não aparecerem, o tomara-que-caia é a peça ideal. Mas também é possível usar alças trabalhadas com renda para dar um charme a mais na produção.
-> Decote Careca
Para este decote qualquer modelos e sutiã pode ser usado. Desde os demi, com bojos menores, ou push-ups. As peças tipo cobertura total são ideias, pois dão maior sustentação e cobertura aos seios.
-> Costas de Fora
O ideal é não deixar o sutiã à mostra. Alguns modelos têm laterais colantes que aderem ao corpo, perfeito para este tipo de decote.
-> Frente Única
Sutiãs tomara-que-caia e com alças removíveis são ideiais para este tipo de roupa.
-> Decote nadador
Sutiãs estilo nadador são ideais para este tipo de decote. Eles encaixam perfeitamente com a modelagem não deixando aparecer a peça íntima.
-> Decote em V
O push-up é ideal para os decotes em V pois valorizam o decote mais profundo aumentando o volume dos seios e deixando-os mais próximos.
Para o treino
Na hora de malhar, a escolha do sutiã, na verdade o top, deve levar em consideração o conforto e a saúde. A estilista Andrea Albuquerque, da Pratadacasa, orienta que a peça precisa ter um ajuste ideal ao corpo e tecidos mais leves: "O sutiã que se usa para o treino é o top. Ele dá mais sustentação e adere melhor ao corpo. A tendência hoje é o top entrelaçado, que pode ser usado junto com a regata", diz. Andrea também sugere o modelo nadador, que tem uma medida mais adequada nas costas e não machuca a coluna na área cervical. Após a escolha do modelo mais confortável, as combinações com regatas, baby looks ou até mesmo o uso só do top, vai da preferência de cada uma.