Beyoncé homenageia as mulheres negras com 'Lemonade'
O sexto álbum de estúdio da artista de 34 anos tem uma série de colaborações de outros astros: "Don't Hurt Yourself" tem coautoria de integrantes do Led Zeppelin; também estão presentes o aclamado rapper Kendrick Lamar ("Freedom"), o guitarrista Jack White e a jovem sensação do R&B The Weeknd
A estrela americana do pop Beyoncé lançou no fim de semana um novo álbum em forma de filme, no qual presta homenagem à perseverança da mulher negra.
"Lemonade" havia sido anunciado como um misterioso especial "com estreia mundial" no canal a cabo HBO, mas a cantora, conhecida por apresentar sem aviso suas novas músicas, lançou o novo álbum de mesmo nome durante metade do programa.
O sexto álbum de estúdio da artista de 34 anos tem uma série de colaborações de outros astros: "Don't Hurt Yourself" tem coautoria de integrantes do Led Zeppelin; também estão presentes o aclamado rapper Kendrick Lamar ("Freedom"), o guitarrista Jack White e a jovem sensação do R&B The Weeknd.
Com a nova obra, a diva do pop reafirma o gosto por combinar sua música com elementos visuais. O álbum anterior, "Beyonce", foi lançado em dezembro de 2013, sem aviso prévio e apresentado com uma série de curtas-metragens.
O filme, que foi estruturado a partir das novas canções do álbum e de versos da poetisa britânica-somali Warsan Shire, fala sobre suas dificuldades sentimentais de Beyoncé, ao mesmo tempo que recorre às experiências das mulheres afroamericanas.
O "álbum-filme" começa com Beyoncé fazendo acusações de traição enquanto ela segue por Nova Orleans destruindo carros, demonstrando sua revolta com as aventuras do parceiro.
"Você não é casado com uma cachorra medíocre, cara", afirma em "Don't Hurt Yourself", música que tem a participação de Jack White. "Esta é a última advertência / Você sabe que eu te dou a vida", canta, em um alerta ao marido de que se infidelidade não acabar, "cocê vai perder sua esposa".
Nas redes sociais, estas palavras foram interpretadas de maneira prematura pelos fãs da cantora como o anúncio artístico de sua separação do rapper e produtor Jay-Z. Mas no final do filme, os rumores se dissipam quando, na música "Forgiveness", ela beija o marido.
Em mais uma prova de que o casal continua junto, Beyoncé lançou o álbum "Lemonade" exclusivamente na plataforma de música em streaming Tidal, que pertence a Jay Z.