Concurso “Chef Paulo Martins” inscreve receitas originais

Evento faz parte do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Inscrições terminam na sexta-feira (13).

qua, 11/05/2016 - 09:37
Divulgação/Ver-o-Peso da Cozinha Paraense Iguarias com toque paraense serão avaliadas por júri especializado. Vencedor ganha vaga em evento nacional. Divulgação/Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Estimular a criatividade e o talento na cozinha é um dos objetivos do concurso gastronômico “Chef Paulo Martins”, integrante da programação do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que este ano chega a sua 14ª edição com o tema “Belém: 400 anos de encontros e descobertas à mesa”.

Belém está sob os holofotes do universo culinário após receber da Unesco o título de cidade criativa da gastronomia. Sua fama de ter uma das comidas mais diferenciadas do país traz curiosos de todos os lugares em busca desses sabores. O concurso Paulo Martins busca divulgar e valorizar essa cultura paraoara.

“A cultura é algo vivo. Para se manter, precisa ser reinventada. Por isso acho extremamente válido esse movimento de inovação e renovação da nossa gastronomia, contudo, acredito que também deva haver um esforço e uma preocupação de nosso povo e de nossas instituições em não deixar a tradição morrer”, explica Joanna Martins, diretora do Instituto Paulo Martins, que promove o festival e o concurso.

Participantes de todo o país podem se inscrever até esta sexta-feira (13) com receitas criadas por eles, utilizando ingredientes regionais paraenses. Qualquer pessoa pode participar. Esse ano, a receita deve ser uma releitura de um prato tradicional da região. Com isso, busca-se promover a criação de receitas com ingredientes locais e revelar novos talentos da culinária regional.

Foi o caso de Leonardo Modesto, vencedor do concurso de 2015. Ele apresentou um espetinho marajoara ao pesto de castanha-do-Pará e flor de jambu, acompanhado por farofa de farinha d’água e folha de cipó d’alho. Hoje, ele é um dos convidados do festival e participará do evento “Chefs na Praça” e da Feira dos Produtores.

“Estamos com a faca e o queijo nas mãos. No caso, o tucupi e o jambu. E o bacana é que dá para fazer muita coisa. Seja criativo, teste, temos inúmeras possibilidades nas mãos. O concurso me abriu muitas portas e eu não poderia ser mais grato por essa oportunidade”, explica o jovem de 29 anos, natural da comunidade Itajuba, no município de Curuçá.

Desafio - Três finalistas serão escolhidos e deverão executar a receita em público e diante do júri especializado na praça Batista Campos no dia 28 deste mês, a partir das 14 horas. O resultado será revelado no Jantar das Boieiras, no próximo dia 29, evento que encerra a programação do VOP 2016. A receita que ficar em primeiro lugar vai ganhar uma inscrição para o Congresso Mesa Tendência 2016, a ser realizado em São Paulo, no período de 25 a 27 de outubro de 2016, incluindo passagem e hospedagem.

Nesta edição, o evento tem o patrocínio do Governo Estadual do Pará por meio da SETUR e apoio e parceria do Sebrae/PA, Unama, Tramontina, Jornal e TV Liberal, Revista Prazeres da Mesa e Shopping Boulevard.

Serviço

Concurso gastronômico “Chef Paulo Martins”

Local: pelo site  www.veropesodacozinhaparaense.com.br

Inscrições: até 13/05/16.

COMENTÁRIOS dos leitores