Trajetória do lendário corredor Jesse Owens vai à telona

Filme que conta os passos do atleta revelado nas Olimpíadas de 1936 está previsto para entrar em cartaz no mês de junho

por Fernando Sposito qua, 18/05/2016 - 14:29
Divulgação Atleta correu o risco de não participar das Olimpíadas Divulgação

O drama biográfico “Raça”, que conta a história vitoriosa do corredor Jesse Owens, um dos destaques revelados nos Jogos Olímpicos de 1936, na Alemanha, entrará em cartaz no cinema no mês de junho. Com pôster oficial já lançado, o filme é dirigido por Stephen Hopkins, de “Colheita do Mal” e é estrelado por Stephen James, de “Selma: Uma Luta Pela Igualdade”, no papel principal da narrativa. Além de Oscar Jeremy Irons, de “Batman x Superman: A Origem da Justiça”, e William Hurt, de “Capitão América: Guerra Civil”.

Baseado numa história de motivação e redenção esportiva, “Raça” é um filme que trata, em seu enredo, de temas como coragem, determinação, tolerância e aspectos do conceito de amizade. Nesse contexto, Jesse Owens, apesar do patente talento para a corrida, tem de lidar com a dificuldade do preconceito por ser um atleta negro num cenário americano marcado pela discriminação racial. No combate às adversidades, surge como figura marcante o personagem de seu técnico, Larry Snyder, que é interpretado por Jason Sudeikis, de “Dormindo com Outras Pessoas”. 

Junto com o drama do preconceito, a história relata, também, as questões nazistas que circundavam os Estados Unidos, pondo em dúvida a participação do país nos Jogos Olímpicos. O problema, no entanto, é resolvido pelo emissário Avery Brundage (Jeremy Irons). Assim, Owens segue para a competição e conquista quatro medalhas de ouro, nas provas de 100m e 200m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100m. 

COMENTÁRIOS dos leitores