Praça Batista Campos recebe programação gastronômica

“Chefs na Praça” terá duas edições no final de semana, com receitas para crianças e em homenagem aos 400 anos de Belém

sex, 20/05/2016 - 09:33
Divulgação Em 2015, a praça Batista Campos ficou lotada. Evento já faz parte do calendário gastronômico da cidade. Divulgação

Comidas gostosas, a preços populares, ao ar livre e o melhor: com ingredientes paraenses. O “Chefs na Praça” já se tornou um evento tradicional na programação do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, maior festival de gastronomia da região Norte que há 14 anos vem transformando maio no mês da culinária em Belém.

A praça Batista Campos será o palco para mais de 30 chefs locais fazerem comidas de rua ousadas e diferentes. “A praça é um espaço extremamente democrático, onde o chef está mais à vontade e acessível”, conta Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins.

No sábado (21), será o “Chefs na Praça – Comida de criança”, com comidinhas criadas pensando no público infantil, mas que vão agradar o paladar das pessoas que têm de 8 a 80 anos. A partir das 18 horas, serão vendidos pratos criativos, com ingredientes paraenses: churros com sabor de cupuaçu, macarons de castanha-do-pará e bacuri e o sorvete de açaí frito que vem fazendo sucesso no Circuito Gastronômico do festival desse ano também será vendido na praça, entre vários outros.

Chegar ao público infantil é um dos grandes objetivos do Instituto Paulo Martins, que promove o festival. “Percebemos que existe um potencial de fazer um Chefs na Praça especial para elas. Acreditamos que para mantermos forte a cultura gastronômica paraense, precisamos que as crianças se envolvam com a cozinha”, reforça Joanna Martins.

Especial - O “Chefs na Praça – Belém 400 anos” será no domingo (22), a partir das 12 horas, e o cardápio foi todo inspirado no aniversário da capital paraense. A chef Priscila Thomé participa do evento pela terceira vez e explica que gosta do desafio: “Ter que inventar coisas novas, descobrir, experimentar e inventar. Isso é algo que me instiga muito, pois precisamos usar nossos sabores. Temos uma culinária absurdamente maravilhosa e projetos como esse integram a população à culinária inovando e misturando”.

Para o evento, Priscila preparou um duo de brownies com recheio de creme de bacuri e de chocolate da ilha do Combu. Outros pratos diferentes também figuram no cardápio: o “manihot” é feito com salsicha de maniçoba, relish de jambu, queijo do Marajó gratinado e mostarda de tucupi. Tem feijoada de mariscos e mesmo filé com molho de cupuaçu e risoto de tucupi.

Os dois eventos são abertos ao público, sendo que cada prato possui preços que variam entre R$ 10 e R$ 25. O 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense tem o apoio institucional do Governo Estadual do Pará por meio da SETUR e da Prefeitura de Belém, apoio e parceria do Sebrae/PA, Universidade da Amazônia (Unama), Tramontina, Jornal e TV Liberal, Revista Prazeres da Mesa, Tim e Shopping Boulevard.

COMENTÁRIOS dos leitores