Livro mostra atuação política de Machado de Assis

Professora Nelly Cecília Paiva, da Universidade da Amazônia (Unama), lança obra sobre peça teatral em que o escritor brasileiro faz relevante leitura do cenário político da sua época

seg, 06/06/2016 - 10:03

A professora de Letras, Literatura e Geografia Nelly Cecília Paiva, da Universidade da Amazônia (Unama), lançou no último domingo (5) o livro "A História na História de um Quase Ministro, de Machado de Assis". O lançamento ocorreu no último dia de atividades da XX Feira Pan-amazônica do Livro, no Centro de Convenções Hangar, em Belém.

Membro da Academia Paraense de Letras e com 13 livros escritos na carreira, Nelly Cecília produziu a sexta obra sobre Machado de Assis. No entanto, considera esta última a mais importante por desfazer uma imagem criada sobre ele. “Fazemos trabalhos e pesquisas sobre Machado de Assis e suas obras. A maioria das pessoas o conhece como um romancista. Optei, então, por trabalhar uma das três peças das nove que ele escreveu, talvez a mais importante e atual – 'A História na História de um Quase Ministro, de Machado de Assis'. Porque diziam que o Machado de Assis era totalmente alienado na questão política da época que ele viveu. E, nesse livro, eu provo que ele não foi assim”, relatou a professora, premiada três vezes na Academia de Letras.

Nelly contou mais detalhes sobre o livro e o engajamento político de Machado de Assis, na época do segundo reinado, que durou 49 anos, entre 1840 e 1889 – em que ocorreu a proclamação da República. “Pesquisei essa obra e vi que ele era engajado politicamente e trazia à atualidade o homem de todo o tempo. Machado, nessa peça, fala sobe os bajuladores, aqueles que ficam rodeando uma pessoa com o poder. Então, em função disso, a gente vê a atualidade nessa peça, que é uma das três mais importantes dele”, complementou.

A professora mostrou grande satisfação em ter a oportunidade de lançar o livro em um evento do porte da Feira Pan-Amazônica. “Para mim, é um privilégio estar aqui nesse evento, pela Biblioteca Nacional, Cejup, Unama e Grupo Ser”, disse Nelly.

O livro tem o valor de R$ 37,50 e está à disposição de interessados no Cejup – Biblioteca Regional, localizada na Antônio Barreto, número 1271. Contatos: 3031-7850 ou 3245-6988.

Por Mateus Miranda.

a.

COMENTÁRIOS dos leitores