Cirurgias e atitude: a evolução dos concursos de miss

Miss Pernambuco será realizado no dia 21 de julho e o LeiaJá conversou com organizadores para entender como o conceito foi sendo atualizado e o que se espera de uma miss em 2016

por Roberta Patu qua, 22/06/2016 - 14:29
Divulgação Divulgação

A beleza sempre foi um dos objetivos de muitas mulheres. A busca pela forma física ideal, a pele perfeita e, além disso, por estar dentro de algum padrão estético pré-estabelecido guiam as preocupações delas. Mas, nos concursos, essas premissas são ainda mais latentes, já que um dos pontos principais de avaliação é a beleza. Mesmo com essa prerrogativa já esperada, as candidatas precisam ter outros requisitos e se sobressair neles para conseguir vencer.

O Estado de Pernambuco realiza em 2016 a 61ª edição do Concurso Miss Pernambuco. Durante todos esses anos já foram exigidos vários pré-requisitos das participantes. Alguns deles permanecem e outros mudaram, cobrando ainda mais dedicação das moças que concorrem ao posto da mais bela do Estado. O Portal LeiaJá entrevistou os organizadores do concurso para saber o que mudou nos últimos anos.

Quem pensa que ser apenas bela já conta se engana. De acordo com o organizador do Miss Pernambuco, Miguel Braga, os concursos nos últimos anos vêm exigindo muito mais que um rosto bonito e um corpo em forma. “Falamos de uma beleza completa, ou seja, a candidata precisa também ter carisma, saber se posicionar e acima de tudo ter atitude. Essa performance que falamos está muito ligada às mulheres da atualidade”, destacou Braga.

Para entender melhor como deve ser o ‘novo perfil’ das concorrentes, o Portal LeiaJá questionou que reações seriam consideradas 'de atitude' e como a candidata deve se portar para se sair bem nos concursos. “Nos últimos anos, estamos avaliando muito a postura e desenvoltura delas em vários cenários do País e do mundo. Queremos saber o quê e como elas pensam acerca da política e dos problemas sociais, por exemplo. A ideia é identificar o quanto ela está atualizada e conectada aos acontecimentos e, principalmente, à moda”, explica.

No âmbito de competição estadual, Miguel falou que a participação das moças do interior de Pernambuco, principalmente Agreste e Sertão, aumentou consideravelmente. “Antigamente, tínhamos poucas meninas do interior, mas com o alcance do concurso e da tecnologia muitas estão podendo participar”, destaca. Ele garante que todas elas têm a mesma preparação para conseguirem competir de forma mais igualitária.

“Inevitavelmente, as candidatadas que moram no interior não possuem os mesmos recursos e até as mesmas informações das meninas da capital. Para minimizar essa desigualdade, todas vão participar de aulas como posicionamento de câmera, atualização, desfile e moda”, disse. 

O coordenador de moda e estilo do concurso Marcos Sales vai ainda mais além nas mudanças dos últimos dez anos. “Com a globalização, o comportamento das candidatas mudou. Elas precisam estar prontas para competir com meninas em nível nacional e mundial. A seletiva de Pernambuco é regida pelos concursos universais, sendo assim, seguimos o que é avaliado e cobrado fora do País”, conta.

Sales chama atenção para a grande mudança dos últimos anos em concurso de beleza: as intervenções cirúrgicas. “Percebemos que muitas garotas fazem intervenções cirúrgicas, ressalto que não são necessariamente plásticas. Elas fazem mudanças que tendem a ser mais naturais, como botox facial para tirar o ‘bigode chinês', colocar as maçãs no rosto, ou até aumentar o busto caso necessário”, revela.

Marcos é direto ao descrever o perfil ideal que os concursos exigem. “Na realidade, eles procuram uma modelo que seja miss, que são coisas diferentes. Eles desejam uma candidata com apelo publicitário e isso requer mais desenvoltura, mais atitude e uma moça mais conectada ao mundo da moda e fashion, ou seja, que tenha estilo”, conclui.

O concurso Mis Pernambuco Universo Be Emotion será realizado no dia 21 de julho.

LeiaJá Também

--> A beleza e simpatia de Sayonara Veras, a Miss Pernambuco 

--> Sayonara Veras é eleita a nova Miss Pernambuco

COMENTÁRIOS dos leitores