Pesquisador Liêdo Maranhão ganha a internet
Projeto 'Liêdo - Fotógrafo do Povo' homenageia o legado de maranhão através de website especial com parte de sua obra. O lançamento será na próxima terça (26)
Julho é o mês em que o pesquisador Liêdo Maranhão completaria 91 anos de idade, se vivo fosse. Para celebrar esta data e homenagear sua memória, será lançado na próxima terça (26), o projeto Liêdo - Fotógrafo do Povo, na forma de um site com um recorte do acervo do pesquisador. O responsável pela iniciativa é o fotógrafo Josivan Rodrigues que comanda uma palestra durante a festa de lançamento, na Orbe - localizada no centro do Recife, ao lado do historiador Sandro Vasconcelos.
Liêdo tornou-se respeitado internacionalemnte enquanto pesquisador da cultura popular. Durante toda a década de 1970, ele produziu cerca de duas mil imagens - mesmo não se reconhecendo como fotógrafo - boa aprte delas no entorno da Praça do Mercado de São José (Praça Dom Vital), na capital pernambucana, onde encontrou a matéria-prima do seu trabalho, o povo nordestino.
Parte deste acervo foi reunido e catalogado, durante o ano de 2015, pelo fotógrafo Josivan Rodrigues resultando no projeto Liêdo - Fotógrafo do Povo. O resultado estará disponível ao público no website de Liêdo com uma seleção de imagens, textos, relatórios d pesquisa e índices da catalogação para consulta e download.
Confira este e muito mais eventos na Agenda LeiaJá.
Serviço
Lançamento do site do projeto Liêdo - Fotógrafo do Povo
Terça (26) | 19h
Orbe (Av. Dantas Barreto, 324 - Edf. Pernambuco - 8° andar)
Gratuito
LeiaJá também
--> O drama de emigrantes galegos pelos olhos de Alberto Martí
--> 'Paisagem' apresenta o NE em fotos de Dominique Berthé
--> Arte pelas minorias em exposição na Casa do Cachorro Preto