Prefeitura do Recife se posiciona sobre a Frei Caneca FM

Através de nota oficial, a PCR afirmou que serão seguidas as propostas debatidas em consultas públicas para implementação da emissora

por Paula Brasileiro qui, 21/07/2016 - 11:36
Lívio Angelim/LeiaJáImagens/Arquivo Segundo nota da Prefeitura do Recife, implementação da rádio será norteada pelas discussões com a sociedade Lívio Angelim/LeiaJáImagens/Arquivo

No ar, em caráter experimental, há três semanas, a Rádio Frei Caneca começa a se transformar numa realidade 56 anos após sua criação. Apesar do início dos testes, ainda não há uma grade de programação nem datas estimadas para o lançamento oficial da Frei Caneca. Por meio de nota da sua assessoria, a Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Recife informou, na última quarta (30), que nas próximas semanas, continuará o fluxo de atividades para conclusão do processo de implementação, seguindo as propostas discutidas entre a Fundação de Cultura da Cidade do Recife e a sociedade civil.

Na nota, é informado que a antena, torre e transmissor da rádio estão instalados no Compaz do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade, e que o estúdio da Frei Caneca funcionará no Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife.

A Prefeitura informou ainda que a sociedade ainda será convocada para validar e publicar o texto das 54 propostas debatidas em consultas públicas e que este documento norteará todas as ações e projetos da rádio. A partir deste direcionamento, serão definidos a grade de programação, além de parcerias com outras intituições públicas para a produção de conteúdos em diversas áreas.

Confira trecho da nota:

No decorrer das próximas semanas e meses, a Frei Caneca FM segue o fluxo de atividades para conclusão do processo de implementação. Mais uma vez a sociedade será convocada para validar e publicar o texto das 54 propostas debatidas na consulta pública. Este documento irá nortear todas as ações e projetos da rádio para qualquer grupo que assuma a sua gestão no futuro.

Sendo assim, seguindo alguns dos direcionamentos das Propostas da sociedade, a rádio irá  estruturar formas participativas de ocupação da grade de programação, além de parcerias com outras instituições públicas para produção de conteúdos nas áreas de Educação, Cultura, Cidadania e Direitos Humanos. Ações promocionais para ampliar o acesso à compreensão do que seja uma emissora pública de comunicação, voltadas para artistas, estudantes e profissionais de comunicação bem como para o público em geral, além da realização de cobertura e transmissão de eventos artísticos, também estão previstas. 

Sendo uma emissora da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Frei Caneca FM, ainda contribuirá diretamente com a cena cultural da cidade por meio de apoio para a divulgação de eventos de música, audiovisual, literatura, cultura popular, artes cênicas e artes visuais.Todas estas ações complementares do processo de implementação serão monitoradas por um grupo de trabalho permanente de acompanhamento, indicado pela gestão municipal e pelas entidades que participaram do processo de consultas públicas.

LeiaJá também

--> Rádio Frei Caneca: embora no ar, a espera continua

--> Sem alarde, Frei Caneca FM inicia transmissões

--> Liberato morre sem ver Rádio Frei Caneca sair do papel

COMENTÁRIOS dos leitores