Raimundo Carrero deve concorrer à cadeira na ABL

Perto de completar 70 anos, o escritor já recebeu vários prêmios e agora deve ocupar a cadeira de número 40 da Academia

por Roberta Patu ter, 09/08/2016 - 16:10
Divulgação Carrero é natural de Salgueiro Divulgação

Integrante da Academia Pernambucana de Letras (APL), o jornalista e escritor Raimundo Carrero concorre, agora, a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL). Perto de completar 70 anos, o escritor que já recebeu vários prêmios e deve ocupar a cadeira de número 40 da Academia, que era do jurista Evaristo de Moraes Filho, que faleceu em julho deste ano.

O escritor, que possui 14 livros editados, já teve suas obras consagradas em várias regiões e, com algumas delas, conquistou vários premiações literárias, como Melhor Romancista, da APCA em 1995 e 201; o Jabuti, em 2000 e o Prêmio São Paulo de Literatura de Melhor Livro do Ano, em 2010. Autor de vários livros, Carrero ganhou destaque com algumas obras em especial, como ‘A história de Bernarda Soledade’, ‘Sombra severa’, ‘Maçã agreste’, ‘Somos pedras que se consomem’ e ‘O senhor agora vai mudar de corpo’, último trabalho publicado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Atualmente, a ABL conta com cinco pernambucanos na academia. São eles : Marcos Vilaça, Geraldo Holanda Cavalcanti, Marco Maciel, Evaldo Cabral de Mello e Evanildo Bechara.

Raimundo Carrero - Nascido no município de Salgueiro, em 1947, Raimundo Carrero mudou logo cedo para a capital pernambucana e teve o seu primeiro contato com a literatura ao encontrar caixas de livros abandonadas por seu irmão mais velho. Já na adolescência, chegou a cursar ciências sociais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas sempre atuou como jornalista, nas áreas de TV, rádio e impresso. 

COMENTÁRIOS dos leitores