Livro mistura figuras mitológicas com Círio de Nazaré

Escritor A.J. Moraes, de 35 anos, fala sobre sua obra de ficção que reúne anjos, demônios e elementos tradicionais da maior manifestação católica do Pará. Ilustrações são de Joe Bennett.

sex, 09/12/2016 - 10:42

Você realmente acredita que o Planeta Terra não acabou em 2012? Acompanhe a história de Renato para desvendar o que de fato aconteceu sem ninguém perceber. As ações se desenrolam durante a semana do Círio em um ritmo frenético onde o final de cada capítulo é apenas a ansiedade pelo início do próximo. Surpreenda-se com as verdades por trás das mitologias e suas ligações com a milenar e secreta batalha entre aqueles que se dizem anjos e demônios.

Essa é a sinopse oficial do livro "Renato e a Trasladação", do escritor paraense A.J. Moraes. Em mais de 400 páginas, o autor mistura elementos da religião cristã, como anjos e demônios, e tradições da cultura paraense, como o Círio de Nazaré, em uma obra totalmente original e inovadora.

Professor de Inglês e Espanhol, radialista, humorista e escritor, Armando Moraes, ou simplesmente A.J. Moraes, com é conhecido, está com 35 anos e é formado em Direito e Letras pela Universidade da Amazônia (Unama). Ele conta que queria escrever um livro de aventura, nos moldes clássicos, que se passasse em Belém do Pará. “Meu livro, 'Renato e a Trasladação', foi a tentativa e a materialização de um projeto. Eu queria muito escrever um livro de aventura; um livro que contasse com magia, heróis e vilões nos moldes clássicos. Eu fiquei prestando atenção em livros como 'Harry Potter', 'Senhor dos Anéis', 'Percy Jackson'. Eu acho esses livros fabulosos. E eu ficava pensando que todas essas histórias se passam em locais como Londres, Nova Iorque, Paris. Foi então que eu pensei: Por que não Belém? Por que não uma história épica aqui na nossa região? O que é que tem de mais chamativo aqui? Círio de Nazaré. Então eu pensei em criar uma aventura mitológica que fala da guerra entre anjos e demônios, numa batalha específica, durante a semana do Círio, com a profecia do fim do mundo do ano de 2012”, explicou.

O autor revelou que teve uma ajuda “famosa” nas ilustrações da obra. “Eu tive a honra, na produção, de contar com os desenhos, na capa e nas 46 ilustrações do livro, do mundialmente famoso quadrinhista da Marvel, Joe Bennett, que é um profissional superpremiado. Ele fez desenhos do Ironman, Thor, Capitão América, Homem-Aranha, entre outros. Ou seja, é alguém muito conceituado.”

A.J. Moraes também contou que existe uma grande dificuldade em provar que um produto feito no Brasil tem qualidade. “A maior dificuldade ainda é você conseguir mostrar para as pessoas que uma coisa feita no Brasil, por um brasileiro, presta. As pessoas ainda estão em um passado, presas em nomes maravilhosos da nossa literatura, como Machado de Assis, Cecília Meirelles e Carlos Drummond de Andrade. Mas parece que eles estão tão distantes de nós, que há 20 ou 30 anos que não se tem produção, mas temos. Temos vários autores brasileiros suando a camisa, poetas inclusive.”

Para Armando, tolerância é a mensagem central da obra. “A mensagem central do meu livro é: seja tolerante com quem é diferente de você. Nós temos dicotomias abordadas por todo o livro, como entre o ateu e o teólogo; entre o partidário e o apolítico; entre a direita e a esquerda; o rico e o pobre; o novo e o velho. O livro traz a mensagem de que, para conquistarmos um mundo melhor, nós precisamos tolerar”, explicou.

Lançado em 2013 de maneira independente, o livro ganhou notoriedade e teve seus direitos de publicação comprados pela editora portuguesa Chiado. O sucesso de "Renato e a Trasladação" mostra uma ascensão de escritores de literatura fantástica no Brasil, que já tem nomes fortes como Eduardo Spohr, autor do livro "A Batalha do Apocalipse" e da trilogia "Filhos do Éden"; André Vianco, autor da Saga "O Vampiro Rei" e da trilogia "O Turno"; e Raphael Draccon, autor das trilogias "Dragões de Éter" e "Legado Ranger". No Pará, A.J. Moraes se junta a Roberta Spindler, autora do livro "A Torre Acima do Véu", como nomes fortes do Estado na literatura fantástica nacional.

"Renato e a Trasladação" é somente o primeiro livro de uma trilogia. O segundo volume está previsto para ser lançado em dezembro 2017, e o terceiro, em dezembro de 2020. Para conhecer mais sobre a obra, basta acessar a página oficial do livro no facebook em https://www.facebook.com/renatoeatrasladacao/

Por Gabriel Rodrigues.



COMENTÁRIOS dos leitores