Mestre Vitalino recebe homenagem neste fim de semana
Cerimônia celebra 54 anos de morte do artista pernambucano, com atividades em Caruaru
Em homenagem aos 54 anos da morte do Mestre Vitalino, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru realiza nesta sexta-feira (20), uma visita ao túmulo do artista, no Cemitério Dom Bosco, localizado em Caruaru.
A celebração religiosa será ministrada pelo Frei Henrique Santos e estarão presentes familiares, parentes do artista e representantes da Fundação. Já no domingo (22), haverá uma missa aberta ao público, na Igreja de São Sebastião, no Alto do Moura, a partir das 17h.
De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Lúcio Omena, prestigiar a memória do artista tem relevância para o mundo devido a sua representação para a cultura. “Vitalino dimencionou Caruaru para o mundo e participou da constituição representativa da figura do ser agrestino, através das figuras de barro. As nossas matrizes culturais precisam ser sempre lembradas para a preservação da memória e a formação cultural da juventude caruaruense”, pontua.
Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino se firmou como artesão em Pernambuco, e ficou conhecido por retratar em seus bonecos de barro, a cultura e o folclore do povo nordestino. O artista morreu aos 53 anos, em 1963.