Fitas perdidas de Bob Marley são encontradas e restauradas
Treze unidades foram encontradas contendo shows do Cantor, que completaria 72 anos nesta segunda-feira (6)
Um conjunto de fitas analógicas perdidas por mais de 40 anos de Bob Marley foram restauradas, depois de serem encontradas no porão de um hotel em Londres, no Reino Unido. As gravações exibem shows do cantor, na capital britânica e em Paris, entre 1974 e 1978, em um total de 13 unidades, com dez fitas recuperadas, sendo duas vazias e apenas uma com perda total.
De acordo com o jornal britânico ‘The Guardian’, o processo de resgate do material foi realizado pelo empresário Joe Gatt, que também é fã de Marley, em uma duração de 12 meses de trabalho e exigência de técnicas mais tecnológicas, sob um custo de R$ 100 mil. Entre as faixas que sobreviveram ao tempo, encontram-se as clássicas "Jamming", "I shot the sheriff", "Exodus" e "No woman no cry".
Ainda segundo o jornal, os shows foram gravados no Lyceum (1975), no Hammersmith Odeon (1976) e no Rainbow (1977), além do Pavilion de Paris (1978). Foram todos gravados pelo único estúdio móvel de 24 faixas no Reino Unido naquela época. O equipamento foi emprestado a Marley pelos Rolling Stones.
Famoso por disseminar o gênero do reggae pelo mundo, Robert Nesta Marley, mais conhecido com Bob Marley, morreu em 1981, vítima de um câncer e completaria 72 anos nesta segunda-feira (6). O cantor chegou a vender mais de 75 milhões de discos.