Santoro e Kleber Mendonça farão parte de comissão do Oscar

Entre os escolhidos pela Academia para selecionar os filmes, 39% são mulheres e 30% são negros

por Ana Tereza Moraes qui, 29/06/2017 - 08:53
Reprodução/Facebook Rodrigo Santoro e Kleber Mendonça filho são dois dos representantes brasileiros Reprodução/Facebook

A Academia anunciou, nessa quarta-feira (28), os 774 novos membros que serão responsáveis por escolher os indicados do Oscar 2018. Foram chamados 91 pessoas a mais do que no ano anterior. Representando o Brasil nessa lista estão os nomes do ator Rodrigo Santoro, o cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho ("Carandiru" e "Central do Brasil"), o diretor Cacá Diegues ("Bye Bye Brasil" e "Tieta do Agreste") e o cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho, que na ultima edição teve seu filme "Aquarius" cotado para uma indicação ao prêmio, mas que no fim foi cortado.

Um destaque este ano é o aumento da diversidade na comissão da Academia, em resposta aos protestos que originaram a hashtag #OscarSoWhite. Entre os membros convidados, 30% são negros e 39% são mulheres. Sete categorias indicaram mais mulheres do que homens para sua comissão, sendo elas a de atores, elenco, diretores, figurinistas, documentários, executivos e editores de filmes. 

Entre os nomes que escolherão os indicados ao Oscar 2018 estão também atores conhecidos pela sua presença em blockbusters como Chris Evans, Chris Hemsworth, Dwayne Johnson, Kristen Stewart e Gal Gadot. A mais velha das convidadas este ano foi Betty White, aos 95 anos de idade, e a mais nova foi Elle Fanning, de 19. 

LeiaJá também

--> Boi Neon e Aquarius estão na lista de melhores do NY Times

--> Kleber Mendonça posta carta aberta sobre comissão do Oscar

--> Rodrigo Santoro e Cassia Kiss são homenageados do Cine PE

--> Vencedor do Oscar, ''Moonlight'' chega ao Netflix em maio 

COMENTÁRIOS dos leitores