UNESCO abre inscrições para concurso sobre cultura afro
Iniciativa faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra e vai receber projetos até fevereiro de 2018
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) abriram inscrições para um concurso que vai premiar produções sobre a cultura negra. Intitulado “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, a iniciativa receberá candidaturas até 15 de fevereiro de 2018 e conta com US$ 5 mil de premiação que serão divididos igualmente entre os dez projetos selecionados.
Os vídeos produzidos podem pertencer a qualquer gênero audiovisual (incluindo animação, documentário, ficção, jornalísticos), possuir entre um e três minutos, classificação indicativa livre e devem abordar a busca das comunidades afrodescendentes pelos seus direitos. Podem se inscrever aqueles que têm mais de 18 anos e residem em países membros do programa IberCultura Viva da UNESCO: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai.
Projetos dirigidos por afrodescendentes ou mulheres receberão maiores notas da comissão julgadora. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da organização e respeitar os pré-requisitos do edital do concurso.