Grupo apresenta espetáculo inspirado na Legião Urbana

Peça teatral "Como é que se diz eu te amo", da companhia Rabisco, será encenada no teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém, nos dias 7 e 8 de abril

qua, 04/04/2018 - 16:17

Neste final de semana (7 e 8), às 19h30, o grupo teatral Rabisco faz a quinta apresentação, em Belém, da peça “Como é que se diz eu te amo”, escrita por Leonardo Correa, criador da companhia. O espetáculo será no teatro Margarida Schivasappa, do Centur. Inspirada nas músicas da banda Legião Urbana, a peça levanta questões como sexualidade, novas descobertas, amizades, família e drogas. Além de falar sobre as varias formas de amar. 

O enredo, em comédia e drama, fala sobre a transição da adolescência para a fase adulta  e usa, em toda a apresentação, personagens de canções conhecidas de Renato Russo, como "Faroeste caboclo", que tem os personagens João, Jeremias e Maria Lucia, e também "Eduardo e Mônica", entre outras músicas.

Diretor geral do espetáculo, Leonardo, de 34 anos, que também é bancário, conta que escreveu uma peça teatral voltada para os momentos que viveu em sua adolescência, com inspiração nas músicas de Renato Russo. “Como o passar do tempo, nas outras montagens, nós fomos adaptando e foram ficando menos histórias do Leonardo e mais histórias de outras pessoas, o que foi maravilhoso”, afirma.

A peça critica o preconceito. Entre as mensagens está a aceitação das maneiras diferentes de amar. “Além de a gente saber como dizer eu te amo, a gente precisa deixar as pessoas dizerem quem elas amam e não importa quem sejam”, diz Layse Souza, 20 anos, estudante de biotecnologia e atriz, que interpreta Clarisse.

Entre os personagens está Jhony, interpretado por Edson Oliveira, um adolescente de 16 anos que perdeu a mãe ainda criança e nunca teve uma relação boa com o pai. Para fugir dessa realidade Jhony começa a usar drogas, personagem da música "Dezesseis", de Renato Russo. “Quando o público olha para a Clarisse eles enxergam várias pessoas que querem mostrar o que sentem, mas não podem por represália da família, amigos e sociedade”, declara o ator, de 27 anos, que também é jornalista.

“Li o roteiro e achei muito bonito. São várias histórias. Ele consegue unir diversas situações do cotidiano, só que indo no fundo de cada uma delas: o início do problema, como este se resolve e quais são as possibilidades finais para tal situação. Que pode ser feliz ou triste. Como a vida”, diz Vinícius Fleury,  27 anos, produtor e ator, que interpreta Maurício.

O grupo Rabisco surgiu em agosto de 2016, e conta com 14 atores que interpretam as 14 histórias individuais na peça. Contatos para mais informações: (91) 99329-4895 / 98500-3070.

Por Rosiane Rodrigues.

COMENTÁRIOS dos leitores