Orgulho Nerd: trilhas sonoras marcantes do universo Geek
Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd e Geek, uma lista com sucessos do universo da TV, cinema e jogos
Conhecidos como os amantes de ciência, tecnologia, séries, filmes de super-heróis e universo de ficção científica, os nerd e geeks têm um dia para chamar de seu. A data que celebra o orgulho do grupo foi definida em comemoração à première do primeiro filme da série Star Wars, que aconteceu em 25 de maio de 1977.
O filme marcou o início de uma era de produções com temas ligados à cultura nerd e geek, que vêm movimentando altas cifras no cenário audiovisual mundial. Só no cinema, os longas atingem números grandiosos de bilheteria, mostrando, assim, a popularização da temática. Não só para as telonas, mas séries, jogos e desenhos animados fazem parte do imaginário dessa tribo.
Para celebrar, o LeiaJá preparou uma lista com trilhas sonoras e aberturas de produções emblemáticas do universo geek e nerd.
Star Wars - Guerra nas Estrelas
A saga do cineasta George Lucas narra as histórias de guerras espaciais. Sendo um marco para a cultura nerd, o filme tem uma das trilhas sonoras mais conhecidas do cinema. Composta por John Williams, a música tema do longa é uma inspiração dos clássicos da indústria cinematográfica dos anos 40 e 50.
Caça-Fantasmas
Clássico do cinema nerd, a música "Ghostbusters", lançada em 1984 pelo cantor Ray Parker Jr., é uma das trilhas que marcaram época. A canção obteve tanto sucesso que alcançou o primeiro lugar na Billboard, parada de músicas do Estados Unidos. Com o sucesso do filme, em 2016 foi lançado um remake da produção, arrecadando mais de 229 milhões de dólares nas bilheterias, a canção foi relançada.
ThunderCats
Lançada em 1985, a série de animação de Ted Wolf e Leonard Starr foi uma febre internacional. Exibida pela Rede Globo e, posteriormente, pelo SBT, a abertura se tornou uma música chiclete. Com versos simples, a exemplo de “Thundercats are on the move” e a repetição de “Thunder... ThunderCats”, a canção ganhou uma versão em português, escrita Michael Sullivan e Paulo Massadas, interpretada pelo grupo Trem da Alegria.
Toy Story
A história de animação em que os brinquedos ganham vida é um dos clássicos da parceria entre a Disney e Pixar. O longa marcou a infância de diversos geeks, que se apaixonaram pela história de Andy e seus brinquedos. O clássico “You’ve Got a Friend in Me” é uma composição de Randy Newman e Lyle Lovett e foi indicada a diversos prêmios, como melhor trilha sonora. No Brasil, a versão ganhou título de "Amigo estou aqui".
Esquadrão Suicida
Reunindo grandes nomes do universo da DC Comics, o longa foi um sucesso na sua exibição nos cinemas. Com a enorme repercussão, a trilha sonora que narra a história dos vilões foi interpretada pelo grupo americano Twenty One Pilots. O videoclipe da canção “Heathens” já foi visto por quase um bilhão de pessoas no Youtube.
Pokémon
O trecho “Pokémon, tem que pegar eu sei” ficou na cabeça de milhares de crianças nos anos 90 e 2000. A animação que conta a saga do pequeno Ash na busca pelas criaturas mágias virou febre mundial. Não só no mundo do da televisão, mas como, também, no universo dos games. Com a popularização, a trilha ganhou até CD.
Dragon Ball Z
O anime produzido pela Toei Animation, inspirado no mangá de Akira Toriyama, ganhou repercussão mundial. Ganhando o título de um dos animes mais conhecidos de todos os tempos, a saga de Goku tem uma abertura icônica. A “Temos a Força (We Gotta Power)” é uma composição de Keiju Ishikawa e Yukinojo Mori. No Brasil, a animação já passou pela tela da Rede Globo, Band e SBT.
Super Mario Bros
Lançado pela Nintendo, o jogo eletrônico passou por um processo de convergência que integrou à marca uma série de produtos, mas a trilha sonora do game se tornou a marca mais lembrada. Composta pelo japonês Koji Kondo, a canção é uma referência aos sons do universo dos computadores e games.
Cavaleiros do Zodíaco
O mangá e anime, escrito Masami Kurumada, teve uma enorme repercussão em todo território nacional. Virando febre, a produção conquistou milhares de fãs que, até hoje, remetem ao universo da animação. No início de sua exibição, o sucesso colocou a Rede Manchete com altos índices de audiência. O tema de abertura é imortalizado na memória dos geeks.
Harry Potter
O livro que virou filme e conquistou milhares de fãs. A saga da britânica J. K. Rowling é um dos produtos audiovisuais que mais faturaram em bilheterias nos últimos anos. A história de magia e bruxaria teve a sua trilha sonora, composta por John Williams, indicada, em 2002, ao Oscar. A “Hedwig´s” foi utilizada em vários longas no cinema.