Coco de Umbigada celebra 20 anos de cultura e resistência

Tradicional grupo de Olinda festeja suas duas décadas de atividades com muito samba e convidados, no sábado (2)

por Paula Brasileiro qui, 31/05/2018 - 17:28
Divulgação Beth de Oxum celebra a data com convidados Divulgação

O Coco de Umbigada, grupo conduzido por Mãe Beth de Oxum e Quinho Caetés, completa 20 anos de atividade no próximo sábado (2). Para celebrar, a tradicional sambada do Guadalupe festeja a data com convidados como Coco irmãs Lopes, Dona Glorinha do Coco, Aurinha do Coco, Coco das Mulheres, Mestre Zeca do Rolete, Coco da resistência e Coco Batuque das Morenas, além do próprio aniversariante. A festa é aberta ao público. 

Nesses 20 anos de existência, a sambada de coco no bairro do Guadalupe transformou a comunidade em um espaço de entretenimento e resistência. A festa  teve início no quintal da casa da família de Beth e Quinho e, com o passar do tempo, foi fomentando uma consciência de seus participantes a respeito da brincadeira no sentido de tomar o vulto de movimento e valorização, difusão e preservação da memória da brincadeira do coco. 

A partir da sambada, realizada todo primeiro sábado do mês, foram desenvolvidas outras ações que, juntas, compõem a atuação do Centro Cultural Coco de Umbigada. A organização comunitária, sem fins lucrativos, mantém atividades artísticas, culturais e educacionais, oferecidas para a comunidade como forma de resgate de sua cultura e tradições. 

Serviço

20 anos do Samba de Coco do Guadalupe

Sábado (2) | 19h

Bairro do Guadalupe - Olinda

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores