FIG: grupo faz campanha para trazer peça com Jesus trans
Proposta é angariar o equivalente a R$ 6 mil, através de um financiamento coletivo, para custear passagens, hospedagens e alimentação da equipe do espetáculo
Na última sexta-feira (29), o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), pronunciou-se contrátrio a apresentação da peça 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu', que traz uma atriz trans no papel de Jesus, durante a programação do Festival de Inverno de Garanhuns. Mesmo com garantias do Secretário de Cultura, Marcelino Granja, diante da pressão, o evento foi cancelado.
Diante do imbróglio, um grupo de artistas e produtores culturais iniciaram uma mobilização por meio das redes sociais e financiamento coletivo online. A proposta é angariar o equivalente a R$ 6 mil, até o dia 10 de julho, para custear passagens, hospedagens e alimentação da equipe do espetáculo.
Joesile Cordeiro, um dos organizadores da campanha, em entrevista ao LeiaJá, explicou que a iniciativa partiu do descontentamento com algumas instituições, Prefeitura de Garanhuns, Governo do Estado, entre outras, contrárias a vinda do espetáculo. "Nós estamos nos articulando com os responsáveis pelo espetáculo e todos estão reforçando a campanha, compartilhando nas redes sociais. Estamos em comunicação diária com eles", comentou Joesile.
Em um evento no Facebook, o espetáculo já tem data marcada, dia 28 de julho. No entanto, o grupo ainda está na escolha do lugar para a apresentação. "A gente ainda está em busca de um espaço. Há muitas pessoas que ofereceram um local, chegaram até a oferecer casa, se fosse o caso e necessário. O lugar só será divulgado no dia da apresentação por questão de segurança”, aponta.
Procurada pelo LeiaJá, a produção do espetáculo foi categoria diante da discussão. “Nosso posicionamento é a favor da liberdade de expressão e do Estado democrático”, afirma.
LeiaJá Também
--> Eurico chama peça com Jesus trans de “desgraça e porcaria”
--> Crivella veta peça com Jesus trans e é acusado de censura
--> Vereadora condena peça com Jesus transexual: "uma afronta"