Casa do Carnaval terá entrada gratuita na 2ª Flipelô

Visitantes poderão conhecer o acervo, aprender os ritmos e a história da maior festa de Salvador

por Scila Brito ter, 07/08/2018 - 18:29
Secom / Salvador Acervo da Casa do Carnaval Secom / Salvador

 A Casa do Carnaval, situada no Centro Histórico de Salvador, funcionará sem cobrança de ingresso a partir desta quarta-feira (8), até o dia 12 de agosto, mesmo período em que acontece a 2ª edição da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho. No local, os visitantes poderão conhecer o primeiro museu do país dedicado à memória da festa.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) coordena o espaço, que distribuído em quatro pavimentos, abriga uma biblioteca de livros relacionados ao Carnaval, Salvador e suas tradições, maquetes, 200 bonecos feitos de cerâmica que representam figuras típicas da folia, roupas, fotos e documentos históricos e dois cinemas onde os visitantes com a ajuda de monitores poderão se caracterizar e aprender ritmos da folia.

A curadoria do projeto é do artista, designer e cenógrafo Gringo Cardia junto com o professor doutor em Cultura Contemporânea e vice-reitor da Universidade Federa da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, um dos maiores especialistas nos estudos sobre festa, e de um amplo grupo de artistas e pesquisadores como Jonga Cunha e Bete Capinan que também contribuíram para a criação do espaço.

COMENTÁRIOS dos leitores