Orquestra Jovem recebe pianista português em Belém
Concerto será no domingo (2), no Arte Doce Hall. Repertório terá composições de Mozart e Saint Sanes.
A Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) vai se apresentar em Belém, no domingo (2), com o pianista português Bernardo Santos. O concerto será na Sala Augusto Meira Filho-Arte Doce Hall (Av. Magalhães Barata, 1022 - entre 14 de abril e Castelo), às 18 horas, com entrada franca. Na ocasião serão interpretadas obras de Mozart e Saint Saens.
Bernardo estará pela primeira vez no Pará. “A primeira vez que toquei no Brasil foi ano passado (2017), no Rio de janeiro e em São Paulo, mas tinha um sonho de criança de ir até a Amazônia e o convite para apresentar-me com a OJVM tornou-se uma oportunidade de realizar esse grande desejo. A noite da apresentação será muito especial para mim”, disse.
A apresentação terá a execução do pianista como o solista do Concerto para Piano e Orquestra N° 5, denominado como O Egípcio, de Saint Saens, além da interpretação da Orquestra Jovem Vale Música, que irá apresentar a Sinfonia N° 36, de Mozart. O regente da OJVM, maestro Miguel Campos Neto, explicou como será o recital. “O público pode esperar duas obras nunca tocadas antes por nossos jovens. Isso é um fato interessante para os ouvintes, que irão se deleitar com músicas novas aos seus ouvidos e, no caso da composição de Saint-Saens, há um atrativo adicional - a presença de um solista, o que torna tudo ainda mais especial, além do fato deste solista ser internacional”, afirmou. “É a primeira vez que vou me apresentar com Bernardo Santos, algo que aumenta o nosso interesse no evento, pois colaborar com um novo solista é equivalente a fazer novos amigos", ressaltou Miguel.
Bernardo Santos iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade, em Coimbra. Prosseguiu na Universidade de Aveiro, tendo sido premiado com o Prêmio Município de Aveiro atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro e já é considerado um notável músico de Câmara. O músico já se formou em mestrado, e também já estudou no Conservatori del Liceu, em Barcelona.
Integrando o Projeto Vale Música, a Orquestra Jovem Vale Música foi criada em janeiro de 2010. Tem em sua formação 70 alunos, com idades entre 12 e 23 anos. Seu regente é o Maestro Miguel Campos Neto. O repertório da Orquestra inclui peças eruditas e populares, dando ênfase ao caráter didático musical. A Orquestra já se apresentou em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.
O Programa Vale Música é uma realização da Fundação Amazônica de Música (FAM) com patrocínio da Vale e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Maiores informações através dos telefones 3347-0505.
Da assessoria do evento.