Morre o escritor francês Joseph Joffo

Autor é responsável pelo famoso livro autobiográfico 'Os meninos que enganavam nazistas'

qui, 06/12/2018 - 15:04
DIARMID COURREGES O escritor Joseph Joffo em 4 de novembro de 2005 DIARMID COURREGES

O escritor francês Joseph Joffo, autor do famoso livro autobiográfico "Os meninos que enganavam nazistas", no qual conta a fuga de dois jovens irmãos judeus na França ocupada pelos nazistas, morreu nesta quinta-feira (6) aos 87 anos, informou um de seus filhos.

Nascido em Paris, Joffo estava doente há vários anos e morreu na região de Alpes-Maritimes (sudeste), onde estava hospitalizado, informou à AFP um de seus filhos, confirmando uma notícia veiculada pelo jornal belga La Libre Belgique.

"Os meninos que enganavam nazistas" foi escrito em 1973 com Patrick Cauvin (pseudônimo de Claude Klotz) e se tornou um best-seller, com 20 milhões de cópias vendidas em vinte países. Na França, também foi estudado na escola por várias gerações de jovens.

Joffo, um cabeleireiro de sucesso antes de se tornar um escritor aclamado, narra em seu famoso trabalho como, com 10 anos de idade, ele fugiu dos nazistas com seu irmão Maurice.

Filho de um cabeleireiro e uma violinista, ambos imigrantes russos, Joffo viveu uma infância feliz até a Ocupação. Durante vários anos, os dois irmãos conseguiram sobreviver aos nazistas, escapando por pouco da deportação quando foram detidos pela Gestapo. Seu pai não sofreu o mesmo destino: enviado para Auschwitz, nunca retornou.

O livro foi tema de duas adaptações cinematográficas, a primeira de Jacques Doillon em 1975, logo após sua publicação, e a segunda em 2017 pelo cineasta canadense Christian Duguay.

COMENTÁRIOS dos leitores