Morre Tony Mendez, agente da CIA e herói do filme 'Argo'
O ex-espião, de 78 anos, estava há mais de 10 anos lutando contra o mal de Parkinson, indicou sua família em um comunicado divulgado no Twitter por sua agente literária, Christy Flecther
O ex-agente da CIA Tony Mendez, que planejou uma engenhosa operação de resgate de diplomatas americanos no Irã em 1980 e que inspirou o filme "Argo", morreu no sábado, anunciou sua família.
O ex-espião, de 78 anos, estava há mais de 10 anos lutando contra o mal de Parkinson, indicou sua família em um comunicado divulgado no Twitter por sua agente literária, Christy Flecther.
Mendez será enterrado no estado de Nevada em uma cerimônia privada, informou. Ele morreu em uma clínica médica de Frederick, em Maryland, perto de Washington, segundo meios de comunicação americanos.
Em 1979, quando revolucionários iranianos fizeram reféns na embaixada americana em Teerã, um grupo de diplomatas conseguiu escapar e se refugiou na embaixada do Canadá.
Tony Mendez, especialista da agência americana de inteligência, criou então uma operação de resgate que consistia em lançar em Hollywood a produção de um falso filme, viajar para o Irã fingindo buscar locações e voltar para os Estados Unidos com os reféns.
Em janeiro de 1980, os seis diplomatas deixaram o Irã sãos e salvos. A história desse resgate inspirou o filme de suspense "Argo", que ganhou o Oscar de melhor filme em 2013.