Sapatos da linha de Katy Perry são acusados de 'blackface'
Cantora achou por bem retirar os calçados de circulação por conta da polêmica
Katy Perry está sendo acusada de racismo por um dos modelos de sua linha de sapatos, a Katy Perry Footwear. Algumas pessoas acusaram a cantora de criar uma linha com um design de black face e uma pequena polêmica se instaurou na internet. A diva pop e empresária achou melhor retirar os sapatos de comercialização.
Os modelos que causou a polêmica foram lançados no último verão em nove cores diferentes, eles trazem um rosto estampado no dorso - com olhos azuis, nariz e lábios vermelhos -; o que levou a algumas pessoas ligarem o calçado ao black face. Diante das críticas, Katy Perry decidiu retirar os calçados das lojas.
Através de um comunicado enviado à revista People, a artista tentou se explicar e também pediu desculpas. "Fiquei muito triste quando me chamou a atenção que estava sendo comparado a imagens dolorosas que lembram o blackface. Nossa intenção nunca foi infligir qualquer dor. Nós os removemos imediatamente do nosso site". A nota também informou que os sapatos foram desenhados com um "aceno para a arte moderna e o surrealismo".
Polêmica
Nas redes sociais, as opiniões sobre os sapatos de Perry se dividiram. Alguns acharam o modelo racista: "Compare-os com as figuras antigas do rosto negro e diga-me que não é muito parecido. Feliz que ela os tenha retirado". Já outros, disseram que a associação é exagerada: "Se você vê racismo ou blackface nestes sapatos, deixe-me lhe dizer que você precisa de ajuda mental. E tenho certeza de que as pessoas vão reclamar se os tênis não tiverem uma versão preta!! Pare de reclamar de tudo".