Curso de circo para deficientes abre inscrições no Recife
As inscrições podem ser realizadas até a sexta-feira (30). As aulas serão oferecidas gratuitamente e o curso tem duração de 8 meses
Estão abertas as inscrições para o curso “As Múltiplas Acessibilidades na Linguagem Circense Ano II”, voltado para deficientes visuais, cadeirantes, motor, intelectual, o curso é pioneiro no estado e oferece aulas gratuitas que serão realizadas todas as segundas-feiras, das 9h às 12h, no Instituto dos Cegos. Os interessados devem realizar a inscrição até a sexta-feira (30), das 9h às 16h, no local. Há vagas também para pessoas sem deficiência, pois um dos objetivos do curso é a inclusão social.
Durante os oito meses de aulas, os facilitadores Sérgio Muniz e Gilberto Trindade, experientes na arte do picadeiro, buscarão despertar a arte circense trabalhando com os alunos a palhaçaria, o malabarismo, equilibrismo, acrobacias de solo e aéreas, aplicando técnicas do Circo Social. “Essas habilidades circenses proporcionam uma melhor qualidade de vida para os deficientes, pois ajudam na percepção da multilateralidade, força, agilidade”, explica Sérgio.
Como cada deficiência tem suas especificidades, o curso busca auxiliar os alunos individualmente nas atividades, uma pessoa cadeirante, por exemplo, vai trabalhar a coordenação motora, manipulação de objetos. Sabrina Gomes, uma das cadeirantes que participou da primeira turma do curso, além de destacar tais melhoras, apontou a elevação da autoconfiança como um dos pontos fortes durante os meses de aula: “Para mim foi muito mais surpreendente do que eu imaginava, porque eu pude provar para mim mesma que eu conseguia”.
Já para os cegos, o curso auxilia na agilidade com atividades de pulos de corda, equilíbrio, percepção do espaço e fortalecimento da confiança mútua e da autoestima, pois os exercícios são feitos sem bengalas. O aluno José Carlos, deficiente visual também da primeira turma, destacou a união com os colegas após o curso: “Fez a gente se unir mais um pouco porque a gente vivia um longe do outro. Não podíamos dar um abraço, mas aqui a gente se abraça e dá as mãos”. Já a colega Esther Maria Ferreira da Silva, falou sobre a melhora no cotidiano: “O curso melhorou minha locomoção porque com os exercícios propostos consigo ter mais agilidade no meu dia a dia”.
O projeto tem o apoio do Instituto Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ) e o incentivo cultural do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco.
Serviço
Curso de Circo “As Múltiplas Acessibilidades na Linguagem Circense Ano II”
Inscrições até sexta-feira (30) | 9h às 16h
Instituto dos Cegos (R. Guilherme Pinto, 146 - Graças)
*Com informações da assessoria