Em prévia ao Oscar, Adam Sandler vence como Melhor Ator
Prêmio é dado pela organização National Board of Review
Adam Sandler foi considerado o Melhor Ator do ano pela National Board of Review, organização formada por críticos de cinema e profissionais da indústria cinematográfica dos Estados Unidos e considerada uma das principais prévias ao Oscar. A escolha foi anunciada na última terça-feira, dia 12. O ator levou o prêmio por causa de sua atuação em Uncut Gems, onde interpreta um vendedor de joias de Nova York. O trabalho está sendo apontado como um dos melhores papeis da carreira do ator. O longa-metragem ainda levou o prêmio de Melhor Roteiro Original.
Já o prêmio de melhor filme de 2019 foi para O Irlândes, da Netflix e produzido e dirigido por Martin Scorsese. O longa ainda foi homenageado nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e com o Icon Award para o diretor e as estrelas Robert De Niro e Al Pacino, que protagonizam o filme.
Renée Zellweger ficou com o troféu de Melhor Atriz, por Judy, enquanto Quentin Trantino recebeu o prêmio de Melhor Diretor por Era uma Vez em...Hollywood, protagonizado por Brad Pitt e Leonardo Di Caprio. O ex-companheiro de Angelina Jolie, aliás, foi vitorioso na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação no longa.
O Brasil não levou prêmio em nenhuma das categorias, no entanto, ficou muito bem representado pelo filme A Vida Invisível, que entrou para a lista dos cinco melhores filmes de língua estrangeira - a categoria foi vencida por Parasita, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.
Vale lembrar que, em 2018, o National Board of Review premiou o filme Green Book: O Guia como Melhor Filme do Ano e, alguns meses depois, a produção venceu o Oscar na mesa categoria, provando a influência da organização à principal premiação do cinema.
A seguir, veja a lista completa dos vencedores:
Melhor filme
O Irlandês
Melhor Diretor
Quentin Tarantino - Era uma Vez em... Hollywood
Melhor Ator
Adam Sandler - Uncut Gems
Melhor Atriz
Renée Zellweger - Judy
Melhor Ator Coadjuvante
Brad Pitt - Era uma Vez em... Hollywood
Melhor Atriz Coadjuvante
Kathy Beates - O Caso Richard Jewell
Melhor Roteiro Original
Josh Safdie, Benny Safdie, Ronald Bronstein - Uncut Gems
Melhor Roteiro Adaptado
Steven Zaillian - O Irlandês
Melhor Revelação
Paul Walter Hauser - O Caso Richard Jewell
Melhor estreia na direção
Melina Matsoukas - Queen & Slim
Melhor Animação
Como Treinar Seu Dragão 3 - Como encontrar o Mundo Escondido
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Parasita
Melhor Documentário
Maiden
Melhor Conjunto
Entre Facas e Segredos
Realização de destaque na cinematográfica
Roger Deakins - 1917
Prêmio NBR Icon
Martin Scorsese, Robert De Niro, Al Pacino
Prêmio NBR de Liberdade de Expressão
For Sama
Prêmio NBR de Liberade de Expressão
Just Mercy