Museu da Cidade do Recife homenageia Burle Marx
Espaço vai lançar um desafio sobre o paisagista no Instagram
Considerado um dos mais importantes paisagistas do século XX, Burle Marx completaria 111 anos no dia 4 de agosto. Com o ainda necessário distanciamento social para prevenção da Covid-19, o Museu da Cidade do Recife este ano vai celebrar a data lançando um desafio aos seus seguidores no Instagram. No dia do aniversário do paisagista, o Museu lançará um quiz com 10 perguntas no stories do seu perfil na rede social.
Quem acertar todas as perguntas participará de um sorteio para ganhar um kit especial do MCR. E quem ainda não é um grande conhecedor do trabalho desse mestre das formas e da botânica terá uma ótima oportunidade para descobrir várias áreas da cidade idealizadas por ele.
Desde 2015, 15 dessas áreas projetadas por Burle Marx entre os anos de 1934 e 1937 no Recife, foram transformadas em patrimônio histórico e ambiental da cidade recebendo o título de Jardins Históricos, são elas: praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, República e Jardim do Campo das Princesas, Derby, Salgado Filho, Faria Neves, Pinto Damaso, Entroncamento, Chora Menino, Maciel Pinheiro, Dezessete, Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas.
"O Museu da Cidade guarda no acervo um expressivo conjunto de documentos da obra de Roberto Burle Marx no Recife. As imagens revelam além da construção dos jardins, dos eventos de inauguração e das espécies vegetais, o valor do espaço público para a cidade do Recife, como espaço de fruição estética e de convivência social. Cumprindo as normas de distanciamento social, o museu celebra a semana Burle Marx com um jogo para os visitantes virtuais", destaca a diretora do museu, Betânia Corrêa de Araújo.
O quiz foi elaborado pelo historiador Sandro Vasconcelos, responsável pelo setor de pesquisa e iconografia do Museu da Cidade do Recife. Cada um das 10 perguntas é inspirada na imagem de um espaço público do Recife assinado por Burle Marx. Já o kit que será dado ao vencedor do desafio é formado por uma coleção de seis postais com praças criadas pelo paisagista, uma caneca com a imagem do Forte das Cinco Pontas, e o Catálogo do Acervo Cartográfico do MCR.
*Da assessoria