Profissão dublê: o brasileiro que trabalhou com Vin Diesel

Artista mantém um canal no YouTube com 1,2 milhão de inscritos

por Alfredo Carvalho ter, 28/07/2020 - 18:45
Divulgação Luiz Junior, o Junior Dublê, participou do filme “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011) Divulgação

Para produzir cenas perigosas em filmes de ação, os estúdios contam com a ajuda dos dublês, que são profissionais que se assemelham aos atores originais e realizam todas as manobras surpreendentes dos longa-metragem.

O trabalho também necessita de um jogo de câmeras, que convence o público de que toda aquela sequência está sendo desenvolvida por uma única pessoa. Mas não basta apenas realizar cenas perigosas, também é necessário emitir o carisma do ator para o seu público. 

Esse é o trabalho de Luiz Junior, o Junior Dublê. O carioca de 42 anos foi escolhido para atuar no filme “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011), como dublê do ator Vin Diesel, que interpreta o personagem Dominic Toretto. 

Junior foi o dublê de Vin Diesel em "Velozes e Furiosos 5", que teve cenas filmadas no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A quinta sequência da famosa franquia de ação e corridas teve algumas cenas gravadas no Rio de Janeiro. Para filmar uma cena de perseguição em que Toretto corre pelos telhados da favela do Morro Dona Marta, foram chamados 20 sósias do ator, entre os quais Junior foi o escolhido.

“Participei como dublê de ação, foi uma boa experiência, nunca tinha trabalhado com algo tão grandioso”, destaca.

Pegadinhas

Ele tem um canal no YouTube chamado “Jr Dublê”, com 1,2 milhões de inscritos, e desenvolve um conteúdo variado entre games, vlog, academia e as pegadinhas, que são uma das principais atrações do canal.

Para gravar as pegadinhas, Junior sai pelas ruas do Rio de Janeiro, escolhe o “alvo” de maneira aleatória e interpreta um personagem como, por exemplo, um policial. Enquanto ele atua, um colega de equipe filma tudo à distância e tenta capturar a reação das “vítimas”, que às vezes se expressam com medo ou com raiva.

“O processo de gravação é bem trabalhoso, não recomendo a qualquer um gravar esse tipo de vídeo, pois é muito perigoso”, aconselha Junior.

"Enquadro"

Ele diz que, na maioria das vezes, as pessoas dão risada ao ver que se trata de uma pegadinha. Quando isso acontece, Junior pede autorização à pessoa para postar o vídeo. Porém, algumas vezes a situação foge ao controle do artista.

Em um de seus vídeos, o dublê foi enquadrado por um policial, que não gostou da brincadeira e quase prendeu o youtuber. O vídeo pode ser visto aqui.

Para criar esse tipo de conteúdo, ele trabalha na base do improviso, sem muito planejamento. “Não tenho referência, eu boto na mente como a cena será gravada e mando ver”, explica.

Apesar dos riscos, Junior Dublê afirma que gosta da adrenalina de gravar esses vídeos, mas também divide o seu tempo com outras paixões, entre elas seu filho, carros, motos, drones e videogames.

COMENTÁRIOS dos leitores